Alexa: versão com IA será disponibilizada em nova assinatura
A Amazon está se preparando para lançar uma versão mais potente da Alexa. Ela agora será capaz de entregar respostas mais precisas e relevantes para os usuários. A grande novidade da nova variante, de acordo com informações recentes, é a integração da tecnologia de inteligência artificial à assistente (IA).
Segundo a CNBC, a versão aprimorada da Alexa não deve ser disponibilizada para todos os usuários e nem mesmo aos assinantes do plano Prime. A empresa está planejando na verdade lançar uma assinatura separada para compensar os altos valores da tecnologia de IA.
O objetivo da empresa é competir de maneira mais próxima com chatbots conversacionais de Google e OpenAI, oferecendo aos usuários uma opção capaz de interagir em conversações de maneira mais dinâmica e menos robotizada, como é o caso da Alexa.
Além disso, internamente há uma pressão para “modernizar” a assistente que ainda está limitada a interações mais “básicas”, como a anotação de lembretes, listas de compras, relatório de previsão do tempo e controle de reprodução de mídia em alguns apps parceiros.
OpenaAI apresentou o GPT-40
Na última semana, a OpenAI apresentou o GPT-4o, uma versão mais potente do modelo que alimenta o robô conversacional. A capacidade de conversação em tempo real do produto, com mudanças de entonação e nuances mostraram uma grande evolução da tecnologia.
Na ocasião, muitos internautas compararam a novidade da empresa com o filme “Ela”, de 2014, já que a opção voz utilizada durante a apresentação lembrava bastante a interpretação da atriz Scarlett Johansson no longa.
Os planos da Amazon de tornar sua assistente virtual um serviço de assinatura paga não são exatamente uma novidade. Anteriormente, desde o ano passado, alguns rumores já apontam para a possibilidade que, inclusive, já foi referenciada por representantes da empresa.
Dave Limp, vice-presidente da divisão Amazon Devices, afirmou que havia possibilidade de a Alexa se tornar uma serviço por assinatura. Mas com a adição de alguns recursos mais avançados para os usuários. O valor ainda não foi definido e segue em discussão.
Ainda de acordo com a CNBC, a previsão de chegada da versão aprimorada da Alexa, bem como o novo plano de assinatura da Amazon, é ainda para 2024.