A Amazon lança hoje no Brasil o novo Kindle Paperwhite. Representante da sexta geração de Kindles, ele chega para continuar a briga com o Kobo e traz algumas melhorias.

O contraste da tela do novo Paperwhite melhorou em relação ao aparelho anterior. Além disso, esse Kindle tem um processador 25% mais rápido e oferece uma passagem de páginas com menos delay e uma resposta mais precisa da tela ao toque.

paperwhitegif

Ele também tem novos recursos, como o Kindle Page Flip: um novo sistema de passagem de páginas através do qual você pode passear pelo livro inteiro sem perder a página na qual estava antes. Há também o Construtor de Vocabulário, que cria uma lista das palavras pesquisadas no dicionário, e a Pesquisa Inteligente, que integra melhor a busca no dicionário com a possibilidade de pesquisar na Wikipedia. O novo Kindle Paperwhite está à venda por R$479.

Mas será que essas pequenas evoluções são motivo para trocar o Kindle comum ou o Paperwhite anterior por esse novo modelo? É provável que o novo Paperwhite só valha a pena para quem ainda não tem leitor digital, está pensando em adquirir um e deseja as facilidades da iluminação e da tela touchscreen. Além disso, a Amazon já está desenvolvendo outro modelo de Kindle, com uma tela ainda mais poderosa e inovações maiores do que as apresentadas pelo novo Paperwhite.

Vale lembrar que desde o lançamento dos primeiros Kindles no Brasil, a loja da Amazon brasileira já deu uma senhora melhorada. Na época em que o e-reader da Amazon chegou por aqui, as opções de e-book eram limitadas, mas agora a loja já conta com um catálogo de títulos bem mais diversificado. Infelizmente, as vantagens do preço dos e-books em relação aos livros físicos ainda não são tão grandes como no mercado americano.

Se você já tem um Kindle ou pensa em adquirir um, compare nosso review do antigo Paperwhite com esse hands-on do novo. Nessa matéria você descobre alguns dos segredos do Kindle e dicas de algumas coisas que só podem ser feitas nos modelos Paperwhite.