Após o lançamento oficial do Android 11 no início desta semana, o Google também tem algumas novidades para a versão do sistema projetada para telefones com especificações mais baixas, a Go Edition.

Para o Android 11 Go Edition, a novidade mais importante é o desempenho mais rápido no geral. O Google afirma que os aplicativos vão abrir 20% mais rápido no Android 11 Go em comparação com o Android 10 Go. Enquanto isso, quando se trata de mensagens, o sistema também receberá uma seção dedicada para conversas na bandeja de notificação, para que você possa ver todas as pessoas com quem está falando em um só lugar, independentemente do aplicativo.

Além disso, o Android 11 Go também está recebendo a navegação baseada em gestos do Google, assim como a versão tradicional do sistema. Em vez de uma linha de botões na parte inferior da tela, você pode deslizar para cima para ir para a tela inicial, deslizar de qualquer lado para voltar ou deslize para cima e segurar para ver seus aplicativos usados ​​recentemente.

Com a privacidade digital se tornando cada vez mais importante, o Google também está dando ao Android 11 Go configurações de segurança mais refinadas, incluindo a capacidade de permitir o acesso a recursos como câmeras, microfones ou GPS uma única vez. Quando se trata de aplicativos que você não usa há muito tempo, o Android 11 Go revogará automaticamente as permissões para evitar que isso comprometa a sua segurança.

Mas talvez a maior mudança para o Android 11 Go é que, anteriormente, as edições Go do sistema eram limitadas a telefones com 1 GB de RAM. No entanto, como ela está se tornando mais barata e acessível, a nova versão agora oferece suporte a aparelhos com até 2 GB de RAM. O Google afirma que essa mudança deve permitir que os dispositivos Android 11 Go mantenham três ou quatro aplicativos rodando em segundo plano a mais do que anteriormente.

Além disso, nos aparelhos que vêm com 2 GB de RAM, é necessário menos espaço de armazenamento para a instalação do Android, liberando quase um gigabyte completo (900 MB) para outras coisas como fotos, vídeos e aplicativos.

Infelizmente, não há notícias de quando o Android 11 Go aparecerá em aparelhos atuais ou em lançamentos futuros.