Android 15 deixará tela do celular mais escura… e isso é uma boa notícia
Usar o celular na cama, pouco antes de dormir, não é nada saudável. Mesmo assim, conferir as redes sociais ou jogar aquele joguinho antes de pegar no sono é uma prática bastante comum. Smartphones mais modernos contam com recursos para diminuir o impacto nos olhos, como filtro de luz azul, por exemplo. Mas eles ainda não são suficientes para tornar o uso noturno menos nocivo.
O mais vendido da Amazon
Power Bank Ultra Rápido 20000mAhDiante disso, o Android 15 deve receber um novo recurso que visa dar mais conforto à visão dos usuários, sobretudo em momentos de relaxamento. A novidade veio a público após dataminers investigarem o código de uma versão de testes do sistema operacional.
Desde o Android 12, o SO do Google conta com o recurso “Extra Dim”. Ele fica nas configurações de acessibilidade e, na prática, escurece a tela além dos limites mínimos. Tudo para oferecer bem-estar durante o manuseio do dispositivo móvel.
Na nova versão, o recurso deve ser uma adição à configuração de brilho adaptativo. Ela identifica os níveis de iluminação do ambiente e ajusta a intensidade da iluminação da tela, oferecendo uma melhor visualização. Com isso, o brilho passará ter controle automático, o que elimina a necessidade de ações manuais.
Segundo informações do site Android Authority, quando os sensores dos smartphones detectarem que as luzes do ambiente estão apagadas, a ferramenta ajustará o brilho da tela para níveis ainda mais escuros que o normal. Esse ajuste dependerá da ferramenta de controle de brilho dos celulares, que pode variar bastantes dependendo do dispositivo.
O site também afirma que, internamente, o recurso tem nome de “redução de cores brilhantes”, uma vez que ele altera os pixels exibidos nas tonalidades de vermelho, verde e azul. Ele diminui a intensidade das cores mais brilhantes, o que deixa a tela mais escura e mais confortável de visualizar.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.