A loja de apps alternativa para Android agora está aberta, e quem mora nos EUA e possui smartphone com Android pode baixar o novo jogo Angry Birds Rio de graça, além de outros 3.800 apps. O Google poderia aprender muito com o que a Amazon está fazendo em sua nova Android Appstore, para melhorar o Android Market.

A Amazon já tem grandes nomes de desenvolvedores na loja, como Gameloft, Glu Mobile e Rovio, e oferece apps ou de graça, ou por alguns dólares ou centavos. Você tem 30 minutos para testar um app pago, no que é chamado de “Test Drive”, dentro de um navegador. Se você gostar do que viu, só aí você baixa o app e paga por ele. O pagamento é feito através da Amazon, e pode ser feito com apenas um clique. A Amazon também vai oferecer, todo dia, um app pago de graça.

Como esperado, a Amazon está usando o algoritmo de recomendação da loja online para sugerir apps similares para download. (Quem compra uma câmera na Amazon recebe a sugestão de comprar um case, ou um acessório – algo semelhante acontece para os apps.)

Por enquanto há poucos apps (3.800 versus 100.000 no Android Market), mas isso deve mudar com o tempo, como o próprio Google descobriu. E os principais apps já estão lá. Uma função ótima da Android Appstore, que o Google precisa copiar imediatamente, é que a Amazon testa cada app antes de publicá-lo na loja. Mas a Amazon não deve banir peitinhos, coisa que a Apple faz: eles dizem que só vão barrar apps se eles não funcionarem direito, ou se tiverem problemas de segurança.

Foi só em fevereiro que o Google ofereceu um Android Market acessível pela web. (Antes contávamos com o ótimo AppBrain.) Apenas um mês se passou, e a app store da Amazon já é mais fácil de navegar e amigável que a interface web do Market feita pelo Google. Sim, alguns apps importantes ainda não chegaram à app store da Amazon, como o Facebook e Pandora. Mas para quem mora nos EUA, esta é uma bela alternativa ao Android Market. Google, aprenda com a Amazon!

A Amazon Appstore está disponível para Android neste link, mas ela só funciona nos EUA. [Android Appstore via eMoneyNY Times]

Quanto ao Angry Birds Rio, ele foi lançado exclusivamente nos EUA, exclusivamente na Android Appstore da Amazon. Ou seja, ainda não dá pra instalar o jogo de maneira oficial no Brasil. Mas acreditamos que é só esperar: o primeiro Angry Birds para Android foi lançado fora do Android Market, mas hoje você o encontra lá.