Você já deve ter recebido algum SMS com tentativa de golpe, fingindo ser do banco, da administradora do cartão de crédito ou coisa parecida. É o velho golpe de phishing. Se você usa Android, vai ganhar uma ajudinha para se proteger disso em breve: o aplicativo Mensagens, do Google, terá um ícone de verificação para garantir que a mensagem veio de um número real e não de alguém mal-intencionado.

A novidade funcionará a partir de hoje em alguns países, e o Brasil está nessa lista. De acordo com o comunicado do Google, o Banco Bradesco é a primeira empresa a ter seu número verificado no aplicativo Mensagens. Além do nosso País, EUA, México, Reino Unido, França, Espanha, Filipinas e Canadá também receberão gradualmente o recurso ao longo das próximas semanas.

Captura de tela de SMS verificado

O novo recurso se junta à detecção de spam em tempo real, que está funcionando desde o fim de 2018 e agora será expandido nos EUA. O recurso alerta quando uma mensagem é suspeita de ser spam, e o usuário pode confirmar ou não, ajudando o Google a entender os padrões desse tipo de material.

O app Mensagens vem recebendo bastante atenção do Google. A empresa lançou um padrão de comunicação, o Rich Communication Services, para permitir que usuários do app possam conversar entre si sem depender do SMS, usando a internet, e tenham acesso a recursos mais avançados, como mensagens mais longas, áudio e vídeo, entre outros. Sim, é meio parecido com o que acontece com o iMessage, da Apple. No Brasil, Oi, Claro, Vivo e Nextel aderiram ao RCS.

[Google]