Em março, o Google revelou o Android Wear, versão do robozinho para dispositivos vestíveis. Desde então, desenvolvedores usaram a prévia do SDK para criar novos apps, e fabricantes prepararam seus novos smartwatches.

O LG G Watch e o Samsung Gear Live (acima) estarão disponíveis para compra na Play Store americana ainda hoje por US$ 230 e US$ 200, respectivamente. Eles serão entregues a partir de 7 de julho.

lg g watch

A LG também anunciou que o G Watch (acima) será vendido no Brasil em julho, sem revelar preço nem uma data específica.

O tão esperado Moto 360, por sua vez, estará disponível “no final do verão”, que acaba em agosto no hemisfério norte. Todo esse hardware é resistente à água, aliás, mas as especificações ainda são um mistério.

SDK

Além disso, o SDK completo do Android Wear será publicado hoje. Ele permitirá criar apps com uma interface do usuário personalizada, que controlam sensores do smartwatch, enviam dados para o smartphone e usam comandos de voz.

Um dos exemplos é o AlltheCooks, que mostra um passo-a-passo de uma receita à medida que você cozinha. Dá até mesmo definir um timer dentro do app tocando na tela.

android wear apps

O Eat24, por sua vez, parece bem bacana: ele permite fazer um pedido de delivery direto do seu pulso.

android wear apps 2

E baixar apps no relógio é fácil: tudo que você obtém na Play Store vai automaticamente colocar o app correspondente no smartwatch, quando disponível – você não precisa fazer nada.

Como funciona

Como vimos antes, o Android Wear fornece uma experiência bastante próxima ao Google Now. Por exemplo, quando você está prestes a fazer uma viagem, o relógio pode mostrar o status do seu voo, passe de embarque, o clima do local para onde você está indo, informações do hotel e mais.

Você também recebe notificações dos apps rodando no seu smartphone, e nos apps do smartwatch. Por exemplo, é possível receber instruções de navegação curva-a-curva enquanto você estiver andando de um lugar para outro.

Na verdade, tudo é sincronizado entre os dois dispositivos: por exemplo, defina o lembrete “Ok Google, lembre-me de verificar minha caixa de entrada quando eu chegar em casa” e o aviso será dado no smartphone e no seu pulso. E se você descartar uma notificação no pulso, ela é removida do smartphone também.

android wear (2)

O Android Wear mostra quantos passos você percorreu no dia, e em dispositivos com sensor de batimentos cardíacos, ele mostrará sua atividade corporal na tela.

android wear (1)

Você também pode usar o Android Wear para controlar outros dispositivos ao seu redor: por exemplo, aumentar o volume de um alto-falante Bluetooth, ou do seu próprio smartphone – algo ideal para corridas.

Com tudo isso, o Android Wear ainda parece promissor, e teremos a chance de julgar isso melhor após testar os novos dispositivos com o sistema.

Atualizado às 17h08