Recentemente, a NASA anunciou que aposentará a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2031, entretanto, ainda faltam alguns anos para isso acontecer e enquanto isso, os trabalhos seguem por lá. Na madrugada desta segunda para terça-feira (15), uma espaçonave russa irá levar suprimentos a ISS.

Atualmente, a estação está composta pelos tripulantes da NASA Mark Vande Hei, Raj Chari, Thomas Mashburn e Kayla Barron , Matthias Meurer da Agência Espacial Europeia e Pytor Dubrov e Anton Shkaplerov da Roscosmos, que receberão o cargueiro russo não tripulado na quinta-feira (17).

Como assistir à entrega dos suprimentos aos astronautas?

A NASA fará uma transmissão ao vivo desde o lançamento até o ancoramento do veículo espacial. A espaçonave russa Progress 80, transportará quase 3 toneladas de suprimentos e será lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

A carga inclui comida, combustível e outros suprimentos necessários na estação. Apesar de ser enviado nesta terça-feira, o cargueiro levará cerca de dois dias até atracar no compartimento de ancoragem Poisk da estação.

E para quem quiser acompanhar tanto o lançamento quanto a chegada da espaçonave russa lá, basta acessar o site da NASA e clicar no vídeo ao vivo deles. Ou, clique no vídeo abaixo e ative o alerta para a hora da transmissão. O lançamento está previsto para 1h da manhã, no horário de Brasília.