Tom Cruise conversa com a NASA para novo filme e futura visita à Estação Espacial

Tom Cruise, que firmou uma parceria com a SpaceX para viajar à ISS em 2024, parece já estar se preparando para a missão. Assista ao papo
Tom Cruise
(Crédito da imagem: WEM/NASA)

Após uma equipe russa produzir o primeiro filme feito diretamente no espaço em outubro, mais gente está querendo repetir o feito. E ninguém melhor do que um ator de Hollywood para uma produção do tipo.

Tom Cruise fez uma parceria com a SpaceX ainda em 2020 para viajar à Estação Espacial Internacional (ISS) e gravar um filme no espaço, embora a produção ainda não tenha data para acontecer. Isso não significa que a preparação de Cruise para interpretar o longa não tenha começado.

O ator e o astronauta da NASA Victor Glover bateram um papo virtual sobre treinamento de astronautas. O Johnson Space Flight Center, da NASA, publicou no YouTube a conversa entre Tom Cruise e o astronauta, que durou cerca de uma hora.

Durante a live, Glover mostrou o treinamento de astronautas junto com o que é realmente estar em uma espaçonave SpaceX Crew Dragon. Victor voou na primeira missão da SpaceX com astronautas, como Crew-1, que pousou em maio de 2021 após 167 dias no espaço.

No papo, os dois comentaram desde como lidar com as coceiras de rotina em seu traje espacial, os itens de menu que os astronautas podem escolher, reajustar a gravidade da Terra após o mergulho e mudanças menores na forma como o corpo funciona após um longo período de tempo no espaço. 

Tom Cruise perguntou para Glover sobre as precauções que os astronautas costumam tomar no espaço, o que geralmente inclui algumas horas de exercícios cardiovasculares e levantamento de peso diariamente. Os astronautas também têm “tempo livre” para praticar hobbies e comer refeições festivas com seus colegas de tripulação, entre outros itens para a saúde mental.

O ator também perguntou ao astronauta se ele se sentiu mais fraco em suas quatro caminhadas espaciais, já que estava perdendo massa óssea no espaço — como é habitual em missões de longa duração. Glover disse que não, e notou que ele realmente ganhou um pouco de massa muscular graças ao exercício regular com um equipamento disponível na estação espacial que usa pistões para levantamento de peso.

“Quando saímos pela porta eu me senti mais forte, na verdade”, explicou Glover. “Mas perdi cerca de 2% da minha massa óssea, e eles [os médicos] dizem que terei recuperado em cerca de um ano.”

Confira no vídeo abaixo como foi o bate-papo.

O novo e aguardado filme de Tom Cruise, que será gravado no espaço, ganhou novas atualizações em uma matéria da Variety que explica como funcionará a produção como um todo.

Embora o público estivesse esperando um longa-metragem 100% fora do planeta Terra, não é bem assim que irá acontecer. De acordo com a revista, apenas algumas das cenas serão ambientadas na ISS e outras no foguete a caminho do local. A maior parte, porém, será gravada na Terra mesmo.

Ainda sem título, a produção foi descrita como “um épico de ação e aventura em que Cruise interpreta um cara derrotado pela vida que subitamente se vê na posição de único salvador possível da Terra”. A Variety ainda informou que a Universal Pictures pretende dar início às filmagens em 2023, estando à espera apenas do roteiro assinado por Doug Liman e Christopher McQuarrie. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas