Após rastrear Elon Musk, jovem agora persegue magnatas amigos de Putin
Há algumas semanas, o americano Jack Sweeney virou notícia em todo mundo por praticar um curioso hobby: rastrear e divulgar na internet o paradeiro de um avião particular de Elon Musk. Agora, o jovem, de apenas 19 anos, decidiu monitorar também as trajetórias de voo de oligarcas e bilionários russos — incluindo amigos do presidente Vladimir Putin.
Em uma nova conta criada no Twitter, no último fim de semana, Sweeney já conseguiu acumular mais de 340 mil seguidores. Nela, ele está rastreando, por meio de um bot, o voo de cerca de 40 jatos e helicópteros particulares de pelo menos 23 magnatas russos.
Vale lembrar que vários oligarcas da Rússia estão sendo proibidos de viajar para países ocidentais. A medida é uma das sanções que estão sendo adotadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia por conta da invasão russa na Ucrânia.
Voo de magnatas russos
Entre os oligarcas monitorados está Roman Abramovich, proprietário do Chelsea, clube de futebol inglês. Desde a última segunda-feira (28), ele já viajou para vários destinos, como Rússia, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Turquia, além das ilhas de São Cristóvão e das Antilhas.
Muito além do simples percurso dos bilionários, Sweeney também está revelando a quantidade de combustível utilizado durante os voos, incluindo o custo e o volume de emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
https://twitter.com/RUOligarchJets/status/1498964543564922882
Em entrevista à NBC, o jovem afirmou que os movimentos aéreos desses magnatas são informações públicas facilmente acessíveis. “Eu apenas imaginei que algumas pessoas estariam interessadas nisso. Só não achei que todos os tipos de pessoas estariam”, afirmou ele.
Além de Musk e dos bilionários russos, Sweenye já criou pelo menos outras 16 contas automatizadas no Twitter para rastrear os movimentos de outros ricos e famosos, incluindo o cofundador da Microsoft, Bill Gates.