App Facebook Gaming vai sair do ar em 28 de outubro; entenda
A Meta decidiu encerrar o app Facebook Gaming. A plataforma, que serve para criadores compartilharem vídeos e transmissões ao vivo de gameplays, só fica no ar até 28 de outubro.
Depois, o app fica indisponível para iOS e Android e sai das lojas Google Play Store e Apple App Store. Em comunicado, a big tech afirmou que esse tipo de conteúdo migra para a aba “Jogos”, no app do Facebook.
É possível baixar os dados antes do app ser descontinuado. O Facebook lançou a plataforma em 2020, logo no início da pandemia. A ideia, à época, era que os usuários acompanhassem seus streamers favoritos, participassem de grupos e jogassem online.
A opção de jogar online, porém, foi retirada do app depois de uma disputa com a Apple. Segundo a companhia do iPhone, suas regras proíbem aplicativos cujo o único objetivo é distribuir jogos casuais. A funcionalidade, porém, está disponível no Facebook.
Limpeza na casa
O Facebook Gaming não é o único app excluído pela Meta. A empresa de Mark Zuckerberg está fazendo uma verdadeira faxina em seus serviços. No começo de agosto, o Facebook anunciou que vai fechar o recurso de compras ao vivo em 1º de outubro. O motivo: vai dar prioridade para o Reels, no Instagram.
Além disso, a Meta testa uma nova plataforma de transmissão ao vivo – a “Super”. A ferramenta vai permitir que influenciadores hospedem lives e ganhem receita na interação com seus seguidores – muito parecido com a Twitch.
O site TechCrunch apurou que a big tech teria pago até US$ 3 mil para cada um dos quase 100 influenciadores que usarem a plataforma por 30 minutos. A plataforma está em desenvolvimento desde o final de 2020.