Já faz um tempo que você pode usar praticamente qualquer app de rede social para tirar fotos ou gravar vídeos. Só que o app do Facebook para iPhone está usando a câmera mesmo enquanto você navega pelo feed de notícias.

A descoberta foi feita pelo usuário Joshua Maddux e compartilhada em sua conta do Twitter. O problema aparece quando ele abre uma foto de perfil no app da rede social — ao fechar a imagem, o feed fica desalinhado, e na borda esquerda da tela, aparecem imagens captadas pela câmera.

Tradução: Encontrei um problema de segurança e privacidade no Facebook. Quando o app está aberto, ele usa ativamente a câmera. Eu encontrei um bug no app que deixa você ver a câmera aberta por trás de seu feed. Observe que a minha câmera estava virada para o tapete.

O site The Next Web testou e confirmou que a tela com imagens da câmera aparece em iPhones rodando o iOS 13.2.2, mas não no iOS 13.1.3. No Android, isso também não acontece. O site também diz que, caso o usuário não tenha autorizado o app a acessar a câmera, o iOS bloqueia o seu uso.

Como outro usuário apontou, esse pedacinho da tela que aparece é a tela de adicionar story. Muito provavelmente, um bug está desalinhando a interface do app e deixando isso à mostra.

Após a repercussão do caso, a rede social reconheceu o erro e afirmou que já trabalha em uma correção.

Guy Rosen, do Facebook, afirmou no Twitter que o bug ocorreu na tentativa de corrigir um problema detectado na semana passada. Segundo ele, o app para iOS abria a câmera incorretamente no modo paisagem. Após uma atualização, no entanto, a câmera era aberta quando uma foto da timeline era acessada.

Em um comunicado enviado ao Gizmodo US, o Facebook esclareceu o bug:

O acionamento desse bug ativou a visualização da câmera e, uma vez acionada, a visualização permaneceu ativa até você tocar em outro lugar no aplicativo. Em nenhum momento o conteúdo da visualização foi armazenado pelo aplicativo ou enviado para nossos servidores.

Confirmamos que não carregamos nada no Facebook devido a esse bug e que a câmera não capturou nada, pois estava no modo de visualização. Enviamos uma versão fixa para a App Store, que já está sendo lançada.

[TheNextWeb]