App Mastodon agiliza inscrição e acirra concorrência ao Twitter

Mastodon teve aumento de usuários após Musk comprar Twitter e protagonizar uma série de polêmicas na administração do microblog
App Mastodon agiliza inscrição e acirra concorrência ao Twitter
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Mastodon, rede social descentralizada de microblog, anunciou que está simplificando o processo de cadastro de novos usuários. Agora, sempre que uma nova conta for criada, a plataforma fará a vinculação com um servidor de forma totalmente automática, poupando o usuário de realizar a escolha manualmente.

A atualização é muito bem-vinda, já que a seleção manual de um servidor é uma primeira grande barreira para novas inscrições, algo que não acontece em redes centralizadas como o Twitter — seu principal concorrente, por exemplo.

Em um post realizado no blog do Mastodon, Eugene Rochko, o CEO da plataforma, destacou que os usuários ainda podem escolher o próprio servidor. A página de cadastro exibirá a opção “escolher meu próprio servidor”, que poderá ser selecionada no momento da criação de uma nova conta.

O principal foco da atualização é atrair quem ainda não é familiarizado com o conceito de plataformas sociais descentralizadas.

“Se atrairmos apenas pessoas que já se preocupam com a descentralização, nossa capacidade de tornar este conceito popular se torna bem mais difícil”, disse Rochko.

Mastodon herda usuários insatisfeitos com o Twitter

Após Elon Musk concluir a aquisição do Twitter, usuários insatisfeitos com os rumos que o microblog vinha tomando passaram a buscar alternativas à rede do pássaro azul. Este movimento impulsionou bastante as buscas do Mastodon e, consequentemente, o número de cadastro de usuários interessados.

Embora a chegada de novos usuários seja sempre muito positiva, a rede social não estava preparada para o volume de inscrições que passou a receber. Ela chegou suspender a criação de novas contas para continuar mantendo a boa qualidade de seu serviço.

No entanto, após esta explosão inicial de novos usuários, a empresa registrou uma queda importante nos últimos meses. Em novembro do ano passado, a rede atingiu 2,5 milhões de usuários ativos. Em fevereiro, registrava apenas 1,4 milhão.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas