Tecnologia

Apple assusta no Halloween com evento surpresa; vem aí o M3?

iMac de 24 polegadas e MacBook Pro com Apple M3 devem ser apresentados na próxima semana de "Dia das Bruxas"
Evento "Scary Fast" deve ser palco para os próximos computadores da Apple (Imagem: Reprodução/YouTube)

A semana do Halloween será “veloz”. Pelo menos, é o que sustenta a Apple no convite do evento para apresentar os novos Macs, em 30 de outubro. A empresa deve anunciar os computadores com o tão esperado chip Apple M3.

A próxima conferência será realizada pouco antes do “Dia das Bruxas”, comemorado em 31 de outubro. Por isso, não é de se estranhar o trocadilho no nome do evento: “Scary Fast” ou “Assustadoramente rápido”, em tradução livre.

O encontro também será um pouco diferente dos anteriores. Dessa vez, a Apple vai levar travessuras ou gostosuras apresentar seus produtos à noite, às 21h no horário de Brasília. Bem mais tarde do que o habitual início às 14h ou 15h.

A brincadeira do nome dá uma pista do que está por vir. Mas não é a única: no convite, uma animação mostra o ícone do Finder, o gerenciador de arquivos do macOS. Por isso, o evento deverá ser focado em computadores, como já era esperado.

A seguir, confira algumas apostas para a noite assustadoramente rápida da Apple, que poderá ser acompanhada no link abaixo:

O que esperar do próximo evento da Apple?

A Apple começou a transição para os chips ARM em seus computadores em 2020. De lá para cá, todas as linhas deixaram os processadores da Intel de lado em prol do Apple M1 ou Apple M2. Agora, a empresa pode estrear o Apple M3.

Ainda não há muitas informações sobre o próximo chip. Por enquanto, o que se sabe, até o momento, é que o componente deve ser feito no processo de 3 nanômetros da TSMC, como o Apple A17 Pro do iPhone 15 Pro. É o que aponta o ArsTechnica.

A grosso modo, quanto menor a litografia, mais eficiente é o chip.

Outra aposta gira em torno do próximo iMac de 24 polegadas. Anunciado em 2021, o computador não recebe atualizações desde então. Mas Mark Gurman, da Bloomberg, aponta que o desktop deve, enfim, receber um refresco no evento.

Ming-Chi Kuo, analista famoso pelas suas previsões sobre o mundo Apple, também espera a estreia de um MacBook Pro com o Apple M3. “Acredito que o MacBook Pro da série M3 será o foco do evento de 30 de outubro”, disse no seu perfil do X.

Qualcomm Snapdragon X Elite (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Qualcomm Snapdragon X Elite (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Qualcomm, Nvidia e AMD se prepararam para enfrentar Apple

Desde o início da transição, a Apple chama a atenção devido ao principal benefício da arquitetura ARM: o equilíbrio entre desempenho e eficiência. Não à toa, seus notebooks se destacaram pela bateria que dura praticamente um dia de trabalho.

Mas a Apple não é a única que está explorando esse sucesso no mercado de PCs.

Depois do Snapdragon 8cx e outros chips para Windows, a Qualcomm estreou o Snapdragon X Elite na terça-feira (24). Além de reduzir o consumo de energia em 70%, o chip de 4 nanômetros é poderoso e tem doze núcleos de até 3,8 GHz.

O componente ainda vem pronto para rodar modelos de inteligência artificial sem depender de plataformas na nuvem. Ou seja, similar ao recém-lançado Snapdragon 8 Gen 3 para celulares e tablets.

Além disso, a Nvidia e a AMD também estão se preparando para entrar no segmento. A Reuters aponta que as duas marcas pretendem lançar chips com a tecnologia ARM em breve. Os primeiros produtos com a arquitetura devem ser lançados a partir de 2025.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas