A Apple está planejando mudar o comando de ativação da assistente de voz Siri, eliminando a necessidade de dizer o “E aí” no início da frase. Na prática, o usuário poderá invocar a assistente dizendo apenas “Siri”.
A novidade foi revelada pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Segundo ele, a mudança até pode parecer simples, mas ela requer a resolução de alguns desafios técnicos, além de uma quantidade significativa de treinamento em IA (Inteligência Artificial).
Gurman disse que a empresa da maçã vem trabalhando nisso nos últimos meses e estima que a novidade será anunciada no ano que vem (ou apenas em 2024) – a depender do progresso nos testes. Segundo revelou o site especializado 9to5Mac, um dos desafios é fazer a IA entender o comando de ativação simplificado em vários sotaques e dialetos diferentes.
Além disso, é esperado que a Siri também ganhe uma maior integração com aplicativos e serviços de terceiros, além de melhorar a sua capacidade de entender os usuários e tomar o curso de ação correto.
Desde o seu lançamento, para ativar a assistente em iPhones, AirPods e Apple Watches é preciso dizer “Hey, Siri” (nos EUA) ou “E aí, Siri” (no Brasil) antes do comando. Porém, mudar a frase de ativação para apenas “Siri” não seria uma grande surpresa, uma vez que a assistente da Amazon pode ser ativada simplesmente chamando-a por “Alexa”
Vale lembrar que o Google está um passo à frente do que as rivais Apple e a Amazon. Em setembro, a empresa lançou dispositivos Nest Hub Max que já conseguem entender alguns comandos sem a necessidade de dizer uma frase de ativação – o “Ok, Google”, no caso.
Além disso, durante evento em maio passado, o Google também afirmou que seus dispositivos Nest poderão em breve atender comandos apenas com o olhar. Para isso, basta olhar diretamente para a câmera do gadget e fazer uma pergunta ou dizer um comando de voz.