Sabemos que a Apple vai lançar produtos com seu chip próprio em breve. Quanto tempo vai levar para isso se tornar realidade e quais serão esses produtos, no entanto, está em debate. No entanto, uma reportagem do China Times sugere que o primeiro computador com processador da marca pode chegar ainda este ano — e seria um MacBook extremamente leve de 12 polegadas, cuja bateria poderia durar de 15 a 20 horas. Para o final de 2021, um iMac com processador e GPU Apple também deve ser lançado.

A matéria do China Times diz que o MacBook de 12 polegadas seria equipado com o processador A14X. Ela cita fontes da indústria, que que o chip foi finalizado e que a produção em massa começaria antes do final do ano usando o processo de 5 nm do fornecedor TSMC, de Taiwan.



O MacBook de 12 polegadas, supostamente apelidado de “Tonga”, terá USB-C, pesará menos de 1 quilo e durará até 15 a 20 horas com uma única carga devido à “vantagem de baixo consumo de energia” oferecida pelo chip A14X.

De acordo com o MacRumors, esta é a segunda vez que ouvimos rumores de que a Apple pode estar trazendo de volta o MacBook de 12 polegadas. A primeira veio via Twitter por meio do vazador @choco_bit em junho.

Na época, ele sugeriu que o MacBook de 12 polegadas com A14X poderia ter de 8 a 12 núcleos e possivelmente oferecer suporte ao 5G. Isso é reforçado por uma reportagem da Bloomberg de abril, que observou que os primeiros processadores Apple teriam pelo menos oito núcleos de alto desempenho e pelo menos 4 núcleos com eficiência energética.

Quanto ao iMac, o China Times afirma ser equipado por outro chip de processo de 5 nm produzido pela TSMC — bem como por uma GPU personalizada da Apple com o codinome “Lifuka”.

Supostamente, a nova GPU da Apple oferecerá melhor desempenho por watt e usará uma técnica de renderização diferente da que a AMD, Nvidia e Intel normalmente usam. Isso tudo significa que ela deve ser mais eficiente em termos de energia e potencialmente mais potente do que seus concorrentes.

Este iMac estará disponível no segundo semestre de 2021, o que faz sentido, visto que a Apple acaba de lançar seu último iMac com processador Intel.

Como sempre acontece com vazamentos e rumores, é importante levar tudo com cautela. Ming-Chi Kuo, um dos analistas de mercado mais informados sobre a empresa, por exemplo, disse que o primeiro computador Apple baseado em ARM viria no final deste ano e seria um MacBook Pro de 13,3 polegadas.

Ele também observou que um MacBook Air com chip próprio pode ser lançado ao mesmo tempo ou no início de 2021. Kuo também diz que acredita que a Apple pode lançar um MacBook Pro de 14 e 16 polegadas em algum momento entre o segundo e terceiro trimestres do próximo ano.

Pode ser alguma dessas coisas, ou não. Saberemos nos próximos meses.