Rumores apontam que a Apple cogita a possibilidade de lançar uma nova linha de MacBooks com telas dobráveis. A informação foi divulgada esta semana por Ross Young, um analista da empresa americana Display Supply Chain Consultants (DSCC).

De acordo com o analista, esses notebooks teriam telas de cerca de 20 polegadas e poderiam oferecer resoluções 4K ou superior.

A informação ainda não foi confirmada pela Apple — e nem será tão cedo. Mas o fato é que o analista que assina o vazamento já foi responsável por antecipar vários outros lançamentos da empresa da maçã — como a tela ProMotion do iPhone 13 Pro, o tamanho de telas e molduras do iPad mini de 6ª geração, e as telas miniLEDs do Macbook Pro de 14 e 16 polegadas.

Ao contrário de empresas concorrentes, como Samsung, Huawei e LG, a Apple ainda não entrou de cabeça no campo das telas dobráveis. Por isso, o potencial lançamento de um MacBook dobrável pode ser uma importante mudança de rumo dentro da Apple.

Como funcionaria o novo produto?

Segundo o site MacRumors, o caminho mais óbvio para que a Apple chegue aos dobráveis seria um notebook de tela inteira (como na arte conceitual que ilustra o início desta matéria).

Quando dobrado em “L”, o usuário poderia utilizar um teclado disponível na própria tela do aparelho. Já desdobrado, ele se transformaria em um tablet gigante, podendo ser usado com um teclado externo.

Outra opção seria uma tela mais longa e vertical, que se estende além da dobradiça (como visto abaixo).

Nesse modelo, o teclado físico e o trackpad ainda estariam presentes no dispositivo. Aqui, o benefício seria ter uma tela maior e com a possibilidade de utilizar a dobra para acessar conteúdos e menus periféricos (ressuscitando, talvez, o finado “Touch Bar”). Isso evitaria os potenciais problemas ergonômicos de utilizar um notebook com tela sensível ao toque.

Conceito de aparelho dobrável da Apple. Imagem: Majin Bu/Reprodução

Apesar de Young, responsável pelo vazamento, mencionar um “notebook dobrável”, existe também a chance de que o novo aparelho seja apenas um “iPad Pro dobrável”, uma vez que já houve rumores do tipo no passado.

Independentemente do formato ou descrição, o analista afirma que o lançamento do produto não deve ocorrer antes de 2025, provavelmente sendo anunciado apenas em 2026 ou 2027.

Quanto ao esperado iPhone dobrável, Young diz que a novidade foi adiada e deverá chegar às lojas apenas em 2025. Fãs da maçã precisarão esperar sentados.