*Texto: Phillip Tracy

O AirPower pode não estar tão morto quanto imaginamos. Anos após cancelar o produto, a Apple está supostamente trabalhando em um novo carregador que pode carregar três dispositivos ao mesmo tempo.

De acordo com o boletim informativo “Power On” de Mark Gurman para a Bloomberg , o carregador pode incluir tecnologia de carregamento sem fio de curta e longa distância para que os dispositivos “i” possam, eventualmente, “carregar uns aos outros”.

Os telefones e acessórios da Apple nem mesmo suportam carregamento reverso sem fio, então se a empresa puder trazer este dispositivo misterioso para o mercado, poderia potencialmente saltar à frente dos concorrentes em uma área onde atualmente está bem atrás.

Em junho, a Bloomberg afirmou que a Apple estava desenvolvendo um carregador indutivo para vários dispositivos como um sucessor espiritual do AirPower. O relatório anterior dizia que a empresa estava experimentando enviar energia pelo ar para um verdadeiro carregamento sem fio, não o tipo de carregamento sem fio no estilo “pad” que usamos hoje.

Longo prazo

Tornar a tecnologia dominante seria semelhante a como os AirPods popularizaram os fones de ouvido verdadeiramente sem fio na época em que aqueles fones com fita de pescoço desajeitados (sim, são bons para usar na academia) estavam sendo “incluídos” na mesma categoria. Infelizmente, a Bloomberg alertou que qualquer produto de carregamento sem fio verdadeiro e viável ainda levará muitos anos.

Se esses relatórios forem precisos, a Apple precisará fazer isso corretamente. A incapacidade da Apple de trazer o AirPower ao mercado depois de lançar o conceito em seu evento do iPhone X em 2017 foi considerada uma das falhas mais vergonhosas da empresa.

A empolgação com um produto que poderia carregar simultaneamente três ou mais produtos diminuiu rapidamente à medida que histórias horríveis de problemas de desenvolvimento, que vão de superaquecimento a problemas de interferência, surgiram.

Cancelamento em 2019

A Apple acabou cancelando o produto em 2019, citando vagamente as dificuldades em criar um produto que atingisse seus padrões não especificados.

Desde então, a Apple lançou versões menos ambiciosas do AirPower, incluindo o carregador MagSafe Duo para aumentar a capacidade de dois dispositivos de uma vez. Embora útil para aqueles que investiram nos acessórios MagSafe da Apple, o Duo foi criticado por suas velocidades de carregamento lentas, construção frágil e preço exorbitante quando comparado com opções de terceiros mais baratas e melhores.

Os detalhes sobre esse suposto sucessor do AirPower são escassos, exceto pelo fato de carregar pelo menos três dispositivos e, potencialmente, introduzir o carregamento sem fio verdadeiro. Não há especificações sobre quando a Apple pretende lançar este produto no mercado ou que tipo de velocidade de cobrança a empresa espera atingir.

É sabido que a Apple está profundamente comprometida em desenvolver a tecnologia de carregamento sem fio, e vários relatórios sugerem que a empresa pode até abandonar a porta de carregamento nos próximos modelos de iPhone.

Assine a newsletter do Gizmodo