A Apple está impondo limites de idade para os aplicativos com recursos de IA (inteligência artificial) na App Store. A companhia exigiu que o BlueMail limite seu público para usuários com 17 anos ou mais após o app atualizar seu sistema com recursos do ChatGPT.
Segundo documentos aos quais o jornal Wall Street Journal teve acesso, a atualização do BlueMail usa o mais recente API do ChatGPT, da OpenAI, para escrever e-mails com o conteúdo de envios antigos, além de fazer inclusões automáticas no calendário.
A Apple Store manifestou preocupação de que ferramentas de linguagem baseadas em IA possam gerar conteúdo impróprio para crianças. Por isso, solicitou que o app aumente a restrição de idade para 17 anos ou inclua filtros de conteúdo. Hoje, pessoas com quatro anos ou mais podem usar o aplicativo.
O desenvolvedor do BlueMail, Blix, afirma que o app já tem filtros de conteúdo. Também diz que aumentar a restrição de idade pode impedir a plataforma de atrair novos usuários. O mais comum é que a App Store imponha restrições de 17 anos ou mais aos aplicativos com linguagem ofensiva, conteúdo sexual ou referências a drogas.
A versão atualizada do mecanismo de buscas da Microsoft, Bing, na App Store, que incluiu recursos do ChatGPT, já possui restrição de idade para 17 anos ou mais na loja da Apple. Na Play Store, a classificação é livre.
Por trás da restrição da Apple
A Apple foi uma das pioneiras na tecnologia de IA ao introduzir a assistente de voz Siri, em 2011. Mas, agora, parece estar fora da briga da IA generativa. Enquanto Google e Microsoft se digladiam com seus buscadores automatizados Bard e Bing, outras corporações, como Meta e Snap, acabam de entrar no jogo.
Não parece ser este o objetivo da Apple. Em uma conferência para funcionários no mês passado, a empresa focou em áreas como “visão computacional, saúde e privacidade”. Mas isso não quer dizer que a companhia não esteja atenta ao desenrolar da IA.
A empresa bate na tecla há anos sobre revisar cuidadosamente qual software pode ser acessado no iPhone e iPad através da App Store. O motivo: quer manter seus produtos “privados e seguros”.
Em resposta às reclamações da Blix sobre o BlueMail, um porta-voz da Apple disse que os desenvolvedores podem contestar a rejeição por meio do processo de apelação do Conselho de Revisão de Aplicativos. Também afirmou que a empresa investiga as reclamações da desenvolvedora do app.