Eu aposto que você achava que o tvOS, o sistema operacional rodando nos dispositivos Apple TV, não receberia nenhum grande recurso, já que aplicativo de TV da Apple (sério, não dá para a Apple mudar esses nomes para facilitar a nossa vida?) já recebeu uma grande atualização semanas atrás. No entanto, hoje a Apple apresentou uma nova versão do tvOS. Ao que parece, ele será um ótimo SO básico para todos os novos conteúdos que a Apple quer que assinemos.

A empresa lançará o serviço de streaming TV+ no final deste ano, para acompanhar o aplicativo atualizado e os canais lançados recentemente no Channels. Combinadas, essas novidades querem que você simplesmente não saia do aplicativo de TV e acesse todo tipo de conteúdo por lá — programas da HBO, do Showtime, exclusivos da TV+, até os suspeitos do Hulu ou seu assinante a cabo.

O novo aplicativo de TV que a Apple lançou no mês passado. Captura de tela: Apple

A maior e mais visível alteração é a nova tela inicial, que começa a reproduzir vídeos diretamente dela onde costumavam ficar imagens estáticas de alta qualidade.

A Apple também está finalmente adicionando suporte multiusuário para a Apple TV. Assim, você pode ter seus aplicativos, canais e listas de reprodução, enquanto outras pessoas da casa podem configurar como quiserem.

A nova Central de Controle. Captura de tela: Apple

A troca de usuários será feita por meio de uma nova Central de Controle, semelhante a dos dispositivos que rodam iOS. Parece que um duplo clique rápido no controle remoto abre o Centro de Controle para permitir a mudança de usuários.

A última grande novidade para o tvOS é o suporte para os controles de Xbox One e do PS4. A Apple tem tentado empurrar a Apple TV como um dispositivo de jogos há algum tempo, mas ela não é lá muito legal, e ter que comprar um novo controle só piora as coisas. Poder usar um controle que você já tem (ou que você prefere) deve facilitar na hora de jogar alguma coisa do Apple Arcade. Pelo menos, é isso que a Apple espera.