Apple vai remover aplicativos desatualizados da App Store
A Apple está notificando alguns desenvolvedores de aplicativos de sua loja, a App Store, que não recebem atualizações há muito tempo. A preocupação da empresa é evitar o download de apps que não estejam funcionando adequadamente.
Como apontou a própria Apple em seu site para desenvolvedores, quem receber as notificações precisa fazer atualizações e melhorias para que o aplicativo em questão volte a ser funcional.
Os desenvolvedores notificados pela Apple têm até 30 dias para fazer melhorar o aplicativo. Caso as melhorias não sejam feitas no prazo estabelecido, o app será retirado da App Store.
“Para tornar mais fácil para os clientes encontrar ótimos aplicativos que atendam às suas necessidades, queremos garantir que os aplicativos disponíveis na App Store sejam funcionais e atualizados. Estamos implementando um processo contínuo de avaliação de aplicativos, remoção de aplicativos que não funcionam mais conforme o esperado, não seguem as diretrizes de revisão atuais ou estão desatualizados”, justificou a Apple.
Alguns desenvolvedores estão preocupados com as medidas da empresa já que não ficou claro se aplicativos funcionais que não recebem atualizações há muito tempo também correm risco e remoção. Alguns desenvolvedores de jogos independentes afirmaram ter recebido a notificação da Apple.
O Google também está adotando um método parecido com o da Apple que foi anunciado no início deste mês de abril. A partir de novembro a empresa irá impor algumas barreiras para o download de aplicativos da Play Store que não sejam seguros ou que ofereçam problemas de desempenho, o que deve obrigar desenvolvedores a realizar otimizações e atualizações nos apps.