O Apple Watch tem vários problemas. Ele não é bonito, na minha opinião, e é lento e desajeitado de usar. Eu comprei um em abril, quando o preço caiu para US$ 299, e imediatamente o chamei de Meu Grande Arrependimento.

Agora estou tentada a chamá-lo de Meu Grande Triunfo, porque o watchOS 3 finalmente transformou o Apple Watch – lançado há mais de um ano – em um ótimo smartwatch.

Apple Watch Series 2 traz GPS embutido, tela mais brilhante e design à prova d’água
Redesign do Apple Watch só deve vir em 2018

O watchOS 3 acelera as coisas consideravelmente. As animações são mais rápidas e, em alguns casos, apps abrem três vezes mais rápido. No watchOS 2, o Philips Hue – que permite controlar lâmpadas inteligentes – demorava 6,77 segundos para abrir. No watchOS 3, são apenas 2,42 segundos.

O watchOS 3 não se saiu tão bem quando eu fiz o teste com o Uber. O relógio ainda demora se o app estiver lento ou não estiver aberto no iPhone.

As melhorias mais significativas de velocidade no watchOS 3 estão em voltar a apps já abertos anteriormente. DarkSkies, um app maravilhoso para previsão do tempo, levava quase três segundos para abrir cada vez que eu o acessava no watchOS 2. Ele abre instantaneamente no watchOS 3. Mesmo com o Fantastical, um excelente app de calendário, a espera caiu de cinco segundos para quase zero.

Além dos grandes ganhos de velocidade, o watchOS 3 também oferece algumas grandes melhorias de funcionalidade. As configurações de acesso rápido como o botão Silencioso, modo avião e estado da bateria estão acessíveis com um deslizar de dedo para cima. Antes você tinha que deslizar para cima e depois para o lado, de novo e de novo.

O watchOS 3 também permite trocar rapidamente entre as faces do relógio – basta deslizar para a esquerda e para a direita. Isso é útil se você quiser mudar de uma face com a Minnie (ótima ao entreter crianças) para uma face mais esportiva. Mesmo se você tiver muitas complicações na face – pequenos widgets no mostrador do relógio, como previsão do tempo e taxa de batimento cardíaco – cada configuração é específica para cada face.

Eu estou testando o watchOS 3 há poucas horas, mas já planejo usar o Apple Watch mais do que antes. Para atualizar, você precisa emparelhar o relógio com um iPhone rodando iOS 10; ele precisa estar com pelo menos 50% de bateria, e ele precisa estar no carregador. Abra o aplicativo Watch, toque em Geral e Atualização de Software, e espere: o update é significativo e pode demorar uma hora ou mais.