A decisão da Apple de criar uma versão separada do iOS para o iPad (e colocar seu processador M1 dentro dos novos dispositivos) faz ainda mais sentido com a chegada do iPadOS 15, que continua transformando os tablets — ou o iPad, mais precisamente — em verdadeiros substitutos aos notebooks. E para a próxima versão do sistema dedicado, a Apple preparou novidades como multitarefa aprimorada, atalhos de teclado mais abrangentes e atualizações para o Notas.

Aqui estão os principais anúncios sobre o iPadOS 15 durante o WWDC 2021, que teve início nesta segunda-feira (7).

Widgets na tela inicial

Esse já era um update esperado, por isso pode não ter surpreendido ninguém: os widgets da tela inicial, que fizeram sua estreia no iOS 14, não estão mais limitados à barra lateral pop-up na borda do display. Agora no iPadOS 15, será possível mover os widgets para qualquer local da tela, podendo ainda aumentar ou diminuir o tamanho de cada um deles.

Biblioteca de apps chega ao iPad

Outro recurso que está disponível desde o ano passado no iOS14 e que agora chega ao novo iPadOS é a biblioteca de aplicativos. Você pode arrastar da direita para à esquerda para revelar pastas de serviços agrupados automaticamente pelo sistema, e pode ser particularmente útil para quem quer um visual mais limpo, sem tanta coisa pipocando na tela. Além disso, você pode usar a função para pesquisar mais rapidamente por programas específicos, sem ter de navegar por várias janelas software.

Multitarefa aprimorado

No iPadOS 15, um novo botão aparece na parte superior de cada aplicativo, fornecendo acesso rápido para organizar vários desses apps na tela, enquanto a adição de uma “prateleira” na parte inferior da tela mostra uma prévia de cada app em execução, deixando tudo mais organizado. Os aplicativos ativos na prateleira também podem ser arrastados uns sobre os outros para criar novos layouts de tela dividida e, embora não pareça ser tão poderoso quanto o multitarefa do macOS, é uma grande melhoria no que diz respeito ao iPad.

Updates no Notes

O aplicativo Notas no iPadOS agora permite que você marque outros usuários ao trabalhar em documentos colaborativos, e todos eles recebem uma notificação caso precisem alterar itens específicos, que por sua vez podem ser atribuídos a tags.

Ainda mais útil é o recurso Quick Notes, que traz uma espécie de adesivo na tela ao deslizar de baixo para cima usando o Apple Pencil, permitindo que as informações do aplicativo em execução sejam anotadas ou copiadas e coladas. Essa mesma função será disponibilizada no iOS e macOS, mas apenas para visualização — a criação, pelo menos por enquanto ficará limitada a iPads compatíveis com Apple Pencil.

No mais, o iPadOS 15 trará vários outros recursos que já foram confirmados no iOS 15, incluindo tradução automática com ditado de voz, notificações aprimoradas, FaceTime otimizado e SharePlay.