Há 30 anos, em 10 de setembro de 1993, ia ao ar o primeiro episódio da série de mistério “Arquivo X”, estrelada por Gillian Anderson e David Duchovny.
No programa, Fox Mulder e Dana Scully são agentes do FBI que fazem parceria na investigação dos casos sobrenaturais chamados de “Arquivo X”. Entre os casos, que o governo considera falsos, eles descobrem uma antiga conspiração que quer esconder a existência de vida extraterrestre.
No Brasil, a série original da Fox está disponível no serviço de streaming Star+. Para comemorar o aniversário de três décadas da série, vamos relembrar seus cinco melhores episódios durante as 11 temporadas. Confira:
5. 4ª temporada – episódio 20: “Insignificâncias”
Após cinco bebês nascerem com com cauda, o ginecologista de uma cidade é culpado por adulterar óvulos fertilizados. Entretanto, Mulder descobre que o culpado é um homem com uma deformidade genética que pode alterar sua aparência. As críticas apontam para um episódio bem escrito, maluco e com boas atuações.
4. 3ª temporada – episódio 17: “O Instigador”
Mulder e Scully auxiliam no caso do assassino Robert Patrick Modell, que tem a habilidade psíquica de impor sua vontade às pessoas. Morrendo devagar devido a um tumor cerebral, ele busca um adversário digno. Um dos melhores vilões da série, Modell protagoniza ótimas cenas enquanto joga roleta russa com Mulder. Seu destaque no programa garantiu uma nova participação no episódio Kitsunegari, na quinta temporada.
3. 5ª temporada – episódio 12: “Sangue ruim”
Quando Mulder persegue e mata um jovem que ele acredita ser um vampiro, os agentes voltam para Washington DC. Diante de uma ação judicial da família do homem, eles contam seus lados da história que antecedeu o acontecimento. Além de extremamente cômico e sombrio, o episódio ainda explora o relacionamento entre Mulder e Scully.
2. 3ª temporada – episódio 20: “Jose Chung é do Espaço Sideral”
O sequestro alienígena de dois adolescentes leva o escritor de ficção científica Jose Chung a escrever um livro sobre o incidente. Mas com várias versões da história, nenhum envolvido na investigação pode lhe contar os fatos com precisão.
O enredo se desenvolve através de entrevistas do autor fictício com testemunhas de abdução alienígena. Ele usa a comédia para fazer uma autoparódia do tema “conspirações alienígenas” e é lembrado como um dos melhores episódios de “Arquivo X” até hoje.
1. 3ª temporada – episódio 4: “O repouso final de Clyde Bruckman”
A fim de ajudar os agentes a capturar um assassino de videntes, Mulder e Scully recorrem à ajuda de um homem que pode ter habilidade psíquica de prever como as pessoas morrerão. O episódio traz a atuação do famoso Peter Boyle em um enredo comovente com pitadas de comédia e terror.