As 5 mais lidas da semana no Gizmodo Brasil
Todo domingo, o Gizmodo Brasil dedica um post às matérias que mais fizeram sucesso entre os leitores nos últimos dias. Aí vai mais um top 5 de respeito.
A semana que passou teve especulações sobre o possível smartphone da Tesla, a história do “morcego fantasma” — que, na verdade, é um avião –, a tensão entre astronautas a bordo da ISS, pareidolia em Marte (sim, de novo) e, por fim, a possibilidade da criação de uma internet quântica. Vem com a gente.
Smartphone da Tesla: começa especulação sobre data de lançamento do Model Pi
A Tesla que entrar no mercado de smartphone, dizem rumores. Segundo esses boatos, o tal celular terá tela de cerca 6 polegadas, quatro câmeras, laterais arredondadas, além de contar com um visual prateado que muda de cor. Quanto ao preço, ele deverá figurar entre os modelos premium e top de linha. Você investiria em um celular da marca de Elon Musk?
Conheça o “Morcego Fantasma”, novo Boeing MQ-28 que voa com IA
Trata-se de drone para fins militares que tem capacidade de voar de forma autônoma graças a inteligência artificial. O projeto é desenvolvido pela filial australiana da Boeing e pela subsidiária Phantom Works International. O nome faz referência ao mamífero nativo da Austrália que capacidade de se mover em bandos para identificar presas e caçá-las. Veja mais clicando aqui.
A “porta” e o “rosto” vistos em Marte têm um nome: pareidolia
Você já enxergou uma figura nas nuvens? Se sim, saiba que esse fenômeno se chama pareidolia. Foi o que aconteceu com os internautas quando se deparam com a foto de uma formação geológica em Marte — que parecia trazer uma porta e um rosto incrustrados na pedra. Em 2018, imagens do Mars Reconnaissance Orbiter também apontaram para uma formação que lembrava um personagens dos Muppets. Loucura não? Entenda clicando aqui.
Astronauta revela tensão entre americanos e russos a bordo da ISS
O astronauta americano Mark Vande Hey, recém-chegado de uma temporada na ISS Estação Espacial Internacional comentou sobre como assistir a filmes de Hollywood com estereótipos em relação ao russos deixava o clima pesado em órbita — e os esforços para tentar contornar a situação. Leia a matéria completa aqui.
Teletransporte é aprimorado e cientistas já falam em “internet quântica”
Utilizando da mecânica quântica, pesquisadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, deram um passo importante para o teletransporte de dados. A técnica envolve teletransportar informação. Mais precisamente, o estado de spin de um elétron — a orientação que um elétron vai tomar quando estiver em um campo magnético. Essa informação pode ser transportada de um lugar para outro, mas sem mover a matéria física a qual a informação está ligada. Entenda clicando aqui .