Ciência

As diferenças psicológicas entre quem ama e quem detesta compras na Black Friday

Elas vão além de gostar ou não das ofertas e compras, porque passam por perfis de pessoas - veja em qual você se encaixa nesta Black Friday
Imagem: Artem Beliaikin/ Unsplash/ Reprodução

Há quem enxergue a Black Friday como uma oportunidade. Mas há também aqueles que fogem o quanto podem. Para além da atração pelas ofertas, pesquisas indicam que isso se deve também a perfis psicológicos, que acabam influenciando como cada indivíduo se relaciona com as compras.

O que é uma prioridade para você

De modo geral, pesquisadores da área da psicologia dividem os consumidores em dois grandes grupos. O primeiro é composto por aquelas pessoas que são focadas em realizar tarefas, enquanto o segundo inclui os indivíduos que se orientam pelas conexões sociais.

Dessa forma, enquanto os primeiros buscam eficiência e rapidez para obter o que necessitam, os últimos apreciam o processo de compra. Assim, gostam também da presença e da opinião de outras pessoas.

Essa ideia resume o que é conhecido como teoria de objetivos. Mas além desse, há outro aspecto característico que divide as personalidades dos consumidores que amam e que odeiam a Black Friday.

As diferenças se estendem ao que os pesquisadores da psicologia chamam de teoria de campo, onde a preferência por espaço pessoal desempenha um papel significativo. Aqueles que se sentem energizados pela presença de outros compradores tendem a encarar a experiência como estimulante. 

Enquanto isso, os que precisam de mais espaço pessoal encaram os ambientes movimentados como estressantes. Nesses casos, até mesmo um pequeno grupo com outros consumidores já é considerado uma multidão – e incomodam da mesma forma que lojas lotadas.

O comportamento de cada consumidor na Black Friday

Juntas, essas duas teorias explicam muito sobre como as pessoas se sentem em relação às compras no estilo Black Friday.

Dessa forma, um grupo de compradores prefere curtir a caça às compras. Assim, reserva dias específicos para dedicar tempo a visitar lojas, pesquisar online e pedir a opinião de conhecidos. Já o outro grupo de consumidores buscam realizar tarefas provavelmente deixam para fazer suas compras em momentos alternativos, de pouco fluxo

E para aqueles que não se arriscam nas multidões de lojas presenciais durante a Black Friday, há sempre a opção de comprar online – que continua na Cyber Monday.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

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