As polêmicas da atriz Letitia Wright, protagonista de “Pantera Negra 2”
Depois de muita espera, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” finalmente está entre nós. A produção narra a trajetória de Shuri após a morte do irmão, o Rei T’Challa. No entanto, antes de chegar às telonas, o longa teve que lidar com muitas adversidades. Entre a perda súbita de Chadwick Boseman, em 2020, além da pandemia do Covid-19, a atriz Letitia Wright sofreu um acidente no set de filmagens em agosto de 2021 — e também acumulou polêmicas.
[ATENÇÃO, ALERTA DE SPOILER ABAIXO]
A trama gira em torno da personagem, em como ela lida com o luto e como corre contra o tempo para assumir o lugar de T’Challa. Na trama, a substituição faz sentido, considerando que nos quadrinhos, Shuri se torna a nova Pantera Negra num dado momento. No entanto, a escolha não agradou muito os fãs. E isso tem a ver também com Wright.
Letitia Wright é antivacina?
A atriz fez alguns comentários contra a vacina da Covid-19. Em 2020, Letitia Wright publicou um vídeo anti vacina de 70 minutos nas redes sociais. Nele, um autonomeado “profeta” afirma que as vacinas poderiam carregar chips. O pacote de desinformação vai além, já que o conteúdo contesta as mudanças climáticas e espalha transfobia.
Devido à repercussão negativa, o vídeo foi apagado, e a artista pediu desculpas aos fãs e seguidores. “Minha intenção não era machucar ninguém, minha ÚNICA intenção de postar o vídeo foi que ele levantou minhas preocupações com o que a vacina contém e o que estamos colocando em nossos corpos. Nada mais”, escreveu ela.
Em dezembro do ano passado, fontes afirmaram que Letitia preferia deixar o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) do que ser obrigada a se vacinar. Embora a própria atriz não tenha divulgado publicamente seu status de vacinação, na época o The Hollywood Reporter quanto a Newsweek ouviram de suas fontes que ela não havia sido vacinada naquele momento.
À Variety, o produtor Nate Moore negou que a atriz tenha causado atrasos nas gravações. Ele também disse que a questão da vacinação não foi considerada como requisito para participar da sequência e que não ficou sabendo de reclamações de colegas de elenco.
Hoje, Letitia adotou uma postura neutra sobre o tema. Ou melhor: ela não fala mais publicamente sobre o assunto. Inclusive, durante entrevista para a Standard, a atriz disse que a única intenção que teve ao compartilhar um vídeo com conteúdo anti-vax, foi de levantar preocupações sobre “o que estamos colocando em nossos corpos“. A revista perguntou se a atriz tomou a vacina no final das contas, e ela desconversou, dizendo que respeita “as escolhas de todos“, e que não acha que o momento atual é adequado para que ela responda tal pergunta.
“Respeito as escolhas de todos. Eu não acho que isso é a coisa certa para eu responder agora, porque eu estou aqui para discutir filmes que eu amo e que impactam as pessoas. A única coisa que eu sei é que eu amo o meu trabalho”, disse. Letitia continuou a entrevista falando sobre o que aprendeu durante todo o período da polêmica, reconhecendo que deve se portar melhor perante o público, por ser inspiração para muitas pessoas.
Acidente no set de “Pantera Negra 2”
Em agosto de 2021, Wright sofreu um ferimento no set de “Wakanda Para Sempre” em Boston. De acordo com o produtor Nate Moore, Letitia caiu de uma motocicleta enquanto usava uma biscuit rig — equipamento para a filmagem de cenas que envolvem carros ou motos em alta velocidade.
Além de um ombro fraturado e uma concussão, Wright sofreu outros ferimentos menores, fazendo com que a produção fosse pausada e a atriz recebesse atendimento médico. “Ainda estou tentando processar o que aconteceu”, disse à Variety. “Estou trabalhando na terapia. Foi traumático de verdade”.
Tanto o diretor Ryan Coogler quanto o produtor Moore não estavam junto da equipe responsável pelas cenas da atriz, o que fizeram com que eles, além de Kevin Feige, viajassem até Boston para visitá-la no hospital. “Eu só lembro que queria terminar o meu filme, cara. Lembro que essa foi uma das primeiras coisas que disse ao Ryan. E ele: ‘Tish, você precisa se recuperar’”.
Wright retornou para sua casa em Londres. A produção apenas voltou a ativa em janeiro de 2022. “Eu tive um ótimo suporte médico e muita paciência vinda do set”, explicou a atriz. “Eu estou muito orgulhosa de mim mesma. Orgulhosa do Ryan e do time por toda a resiliência — enfrentando todas as adversidades ao longo do caminho. Quando terminamos as filmagens, eu chorei como um bebê”.
A artista demonstrou que tinha talento para “segurar” a sequência, já que seu trabalho no primeiro filme foi muito elogiado pela crítica. Na época, ela chegou a ser nomeada pela Academia Britânica de Artes cinematográficas e Televisivas (BAFTA) como a artista revelação de 2019. Antes do novo “Pantera Negra” estrear, Letitia foi protagonista em dois dramas: “Aisha” e “The Silent Twins”, ambos deste ano.
Antes, integrou elencos de séries, como “Holby City” e “Top Boy”. Mas foi a participação dela na popular série “Black Mirror” que lhe serviu de passaporte para a fama mundial — e ainda rendeu uma indicação ao Emmy de melhor atriz coadjuvante em série limitada ou filme.
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” está em cartaz nos cinemas Brasileiros. Relembre o trailer da produção: