Tecnologia

“Assassin’s Creed Nexus VR” não vendeu como o esperado, admite Ubisoft

O CEO e co-fundador da Ubisoft, Yves Guillemot, se mostrou bastante desapontado com o desempenho de vendas de “Assassin's Creed Nexus VR”.
Imagem: Ubisoft/Reprodução

Durante uma conferência interna, o CEO e co-fundador da Ubisoft, Yves Guillemot, se mostrou bastante desapontado com o desempenho de “Assassin’s Creed Nexus VR”. Isso porque, segundo ele, mesmo após os esforços para adaptar a franquia para a realidade virtual, o jogo não vendeu tão bem quanto o esperado. 

whatsapp invite banner

Quando questionado se a empresa ainda investiria em novos games no formato, o chefão da companhia afirmou que, ao menos por enquanto, não existem planos para “comprometer os recursos” da empresa em projetos VR por conta da experiência negativa com o “Nexus”.

O CEO revelou ainda que o jogo continua a vender, mas em um ritmo abaixo das projeções. Por este motivo, a empresa deve ser mais cautelosa com os investimentos em projetos semelhantes. A decisão de deixar de lado os esforços com realidade virtual, deve afetar, além de “Assassin’s Creed”, outras franquias populares de propriedade da publisher francesa.

Na conversa, um interlocutor citou especificamente o recém-lançado Vision Pro. Mesmo que o mais novo produto da Apple tenha chamado bastante a atenção, qualquer investimento por agora foi descartado. “Ficamos muito impressionados com o que a Apple criou e achamos que é um hardware fantástico, mas vemos esse negócio de VR como algo que devemos olhar, mas não investir muito, até que cresça o suficiente”, afirmou Guillemot.

Sem data para novo projeto VR

A Ubisoft lançou “Assassin’s Creed Nexus VR” originalmente para os headsets de realidade virtual da Meta em novembro do ano passado. O jogo coloca o jogador na pele de três protagonistas icônicos da franquia — Ezio, Cassandra e Connor –, tudo isso em perspectiva de primeira pessoa.

Há alguns anos, a empresa mantinha vários esforços para investir neste formato de games que ainda não é tão popular. Isso ocorria, principalmente, em razão da disponibilidade de hardware e preços em algumas regiões do mundo.

Em 2022, a empresa cancelou um projeto da série “Splinter Cell” em realidade virtual que vinha sendo trabalhado há alguns meses. Com o recente desempenho “Assassin’s Creed”, pode ser que demore um pouco até vermos algum outro grande projeto VR da Ubisoft.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas