Nesta quinta (29), a empresa norte-americana de turismo espacial Virgin Galactic lançará seu primeiro voo comercial. A missão, que recebeu o nome de Galactic 01, vai decolar às 12h (horário de Brasília), do Spaceport America, no estado do Novo México, nos EUA.
Assista a transmissão ao vivo:
Os seis tripulantes vão embarcar no VSS Unity, espaçonave de voo suborbital que vai contar com a ajuda do porta-aviões de corpo duplo VMS Eve. O porta-aviões vai liberar o VSS Unity assim que ambos alcançarem a altitude de 15 mil metros.
Aí, então, o foguete vai acionar o motor e seguir viagem por conta própria. O Unity acomoda até seis passageiros por vez.
Seu voo de teste mais recente foi no dia 25 de maio, depois de quase dois anos de atualizações da frota para serviços de manutenção. A Virgin Galactic pretende realizar voos comerciais mensalmente, com o próximo previsto para o início de agosto.
Quem participa do 1º voo comercial
Ao todo, oito pessoas farão parte do primeiro voo comercial da Virgin Galactic. Desses, seis estarão a bordo do foguete VSS Unity e dois no porta-aviões VMS Eve. Veja a tripulação do Galactic 01:
- Mike Masucci, comandante da unidade e ex-tenente-coronel da Força Aérea dos EUA
- Nicola Pecile, piloto da VSS Unity e ex-tenente-coronel da Força Aérea Italiana
- Walter Villadei, coronel da Força Aérea Italiana e comandante da missão “Virtude 1”
- Angelo Landolfi, médico e tenente da Força Aérea Italiana
- Colin Bennett, instrutor de astronautas na Virgin Galactic, responsável por treinar e preparar a força aérea italiana
- Pantaleone Carlucci, engenheiro do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, onde foi piloto por mais de 8 anos
🇮🇹 Ciao, #Galactic01!
Meet the crew from the @ItalianAirForce & @CNRSocial_. On June 29, they will take-off to conduct more than a dozen experiments in space, which will examine how microgravity effects the human body and other materials. Learn more about their roles and sign… pic.twitter.com/1CKq2FTKtn
— Virgin Galactic (@virgingalactic) June 26, 2023
A bordo do porta-aviões VMS Eve, estarão:
- Kelly Latimer, copiloto e a única mulher na missão
- Jameel Janjua, piloto
Na expedição, os seis passageiros da Galactic 01 devem realizar 13 experimentos em um voo suborbital de 90 minutos. Isso significa que a nave não vai atingir velocidade suficiente para alcançar a órbita da Terra. Mesmo assim, eles experimentarão a gravidade zero antes do retorno.