Tecnologia

Assista ao comercial que fez a Apple ganhar mais de US$ 150 mi em 1984

Há mais de 40 anos, Apple lançava Macintosh com icônico comercial no Super Bowl
Imagem: Reprodução/YouTube

Em 1984, durante um domingo de Super Bowl, nos EUA, a Apple lançou um dos comerciais mais importante de todos os tempos, ganhando posteriormente cerca de US$ 150 milhões em um período de pouco mais de 3 meses. Isso porque o comercial da Apple revelou o icônico Macintosh, o primeiro computador pessoal da marca.

Com o nome “1984”, a campanha se inspirou no livro de mesmo nome de George Orwell. O vídeo trazia uma figura do reality show “Big Brother” conversando com pessoas em uma tela gigante, bem como uma mulher que escapa da polícia e quebra a tela com um martelo. Assista ao clipe de um minuto abaixo:

Como o comercial da Apple inovou em 1984?

Embora não pareça nada tão surpreendente hoje, o comercial marcou época nos anos 1980 por sua inovação e conseguiu impulsionar as vendas de seu produto.

De acordo com David Stubley, especialista em marketing esportivo, à CNN, em 100 dias, a Apple vendeu US$ 150 milhões em computadores – sem nem sequer mostrá-los na gravação. A estimativa é de que a empresa tenha gastado cerca de US$ 600.000 (US$ 1,8 milhão ajustado pela inflação) com a produção – mais ou menos o dobro do comum na época.

“O que esse anúncio fez, basicamente disse: ‘Esqueça tudo o que aconteceu no passado. E a única maneira de fazer isso é esmagar aquele martelo naquela tela grande'”, disse.

Vale lembrar que o Super Bowl não era um evento do mesmo porte de hoje. Atualmente, ele é o maior evento do calendário publicitário nos EUA, com um público de cerca de 120 milhões de americanos. Por sorte, a partida que consagrou os Raiders como vencedores por 21-3 sobre os Washington Redskins naquele ano também foi morna. Isso só ajudou a destacar os anúncios de intervalo.

Além disso, outro possível fator que influenciou no sucesso do comercial foi o toque cinematográfico da direção de Ridley Scott, de “Alien” e “Gladiador”. Isso em uma época em que o investimento em campanhas publicitárias como mini filmes de Hollywood era menos comum.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas