Asteroide potencialmente perigoso passará perto da Terra nesta quarta (15)
A Terra deve receber um visitante especial na noite desta quarta-feira (15). Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa, o asteroide 199145 (2005 YY128) deve passar hoje pela vizinhança, fazendo sua maior aproximação do planeta em quatro séculos.
O evento deve ocorrer perto das 20h (horário de Brasília). Mas não é preciso ter medo: o corpo celeste passará a 4,5 milhões de quilômetros de nós, o que é cerca de 12 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.
Mesmo assim, o objeto é classificado como um Asteroide Próximos da Terra (NEO) e também um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA). Os nomes podem assustar, mas são apenas indicativos para que os cientistas saibam que esses são pedregulhos de interesse que merecem certa atenção.
O asteroide possui cerca de 1,2 km de diâmetro e deve atravessar o céu a uma velocidade de 88.740 km/h. Ele é classificado como PHA pois está a menos de 0.05 unidades astronômicas (ua) da Terra. Uma ua equivale a distância entre a Terra e o Sol.
Os NEOs, por sua vez, são objetos que têm órbitas que passam perto da Terra. Há classificações dentro dessa própria categoria, sendo o 199145 (2005 YY128) considerado um apollo.
Isso tem relação com sua órbita. Os apollos, no caso, possuem um semieixo maior (distância até o Sol) superior ao da Terra.
Defesa planetária
Centenas de objetos caem na superfície da Terra todos os dias. Nesta terça-feira (14), por exemplo, um asteroide foi identificado apenas seis horas antes de explodir no céu europeu. Veja vídeo.
Por outro lado, nenhum corpo celeste devastador deve atingir a Terra dentro do próximo século. Além dos objetos serem constantemente monitorados pelos astrônomos, a NASA já desenvolveu uma manobra capaz de tirar asteroides de órbita e, eventualmente, salvar o planeta.
O plano de defesa planetária da agência espacial foi testado com sucesso em 2022. Saiba detalhes sobre a chamada missão DART.