Astronautas chineses chegam à Terra após seis meses no espaço; veja vídeo
No dia 5 de junho de 2022, três astronautas chineses partiram rumo ao espaço. Seis meses se passaram e o trio finalmente retornou à Terra, realizando um pouso bem sucedido no deserto de Gobi, na região autônoma da Mongólia Interior, no último domingo (4).
O grupo chegou por volta das 20h no horário local, cerca de nove após o desacoplamento com a estação espacial Tiangong. Compunham a tripulação o comandante Chen Dong e os astronautas Liu Yang e Cai Xuzhe. Yang, inclusive, fez história ao se tornar a primeira mulher astronauta da China.
O grupo, que retornou à bordo da espaçonave Shenzhou-14, passou esse período no espaço acompanhando a finalização da estação espacial Tiangong. A rotina da equipe incluiu a supervisão da chegada de módulos espaciais e também três caminhadas externas para verificar e testar as novas instalações do laboratório orbital.
Enquanto alguns retornavam, outros partiam. Um novo trio de astronautas chineses foi enviado à estação espacial para trabalhar na instalação de equipamentos no local. O novo grupo viajou na cápsula Shenzhou 15 e chegou a passar cinco dias na estação junto aos astronautas anteriores.
Essa será a última das 11 missões de montagem programadas pela China. A equipe final é representada pelos astronautas Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu, que devem voltar para a Terra em maio de 2023.
Em breve, a estação espacial Tiangong dará início a suas operações. São esperadas duas missões tripuladas in loco a cada ano, com o laboratório operando por pelo menos uma década.
A estação chinesa tem apenas 20% da massa da ISS (Estação Espacial Internacional). Apesar de seu tamanho reduzido, o país espera no futuro receber missões internacionais e até mesmo promover visitas turísticas no posto orbital.