Ciência

Astronautas da Artemis 3 terão trajes com 4G para gravar em HD na Lua

O 4G da Nokia será o principal sistema de comunicação dos trajes dos astronautas da missão Artemis 3, chamados de AxEMU
Imagem: NASA/Reprodução

A missão espacial norte-americana Artemis 3, que vai marcar o retorno da humanidade à superfície lunar, também vai estabelecer uma nova era da comunicação espacial com conectividade 4G nos trajes dos astronautas.

whatsapp invite banner

Ao contrário do que ocorreu no programa Apollo, que levou humanos à Lua há 55 anos, a NASA pretende utilizar tecnologias já existentes nas missões Artemis para reduzir os custos.

Por isso, a NASA firmou uma parceria com a Nokia para desenvolver a primeira estação base de 4G da Lua, com lançamento previsto para o fim deste ano, a bordo de um foguete da SpaceX.

Além disso, a Axiom, que desenvolve os trajes dos astronautas das missões Artemis, também vai aproveitar a tecnologia.

Na última semana, a empresa revelou que o 4G da Nokia será o principal sistema de comunicação dos trajes dos astronautas da missão Artemis 3, chamados de AxEMU.

teste dos trajes dos astronautas da missão Artemis 3

Legenda: Primeiro teste dos trajes dos astronautas da missão Artemis 3, em junho deste ano (ainda sem 4G). Imagem: SpaceX/Divulgação

Ironicamente, a NASA precisou gastar um pouco mais para financiar o projeto da Axiom, adicionando US$ 57 milhões. Agora, os trajes vão custar US$ 285,5 milhões.

Mas, com essa adição do 4G, os trajes dos astronautas terão funcionalidades de redes móveis de alta velocidade. Assim, os astronautas vão gravar vídeos em HD e transmissões de voz a quilômetros de distância.

Antes da Artemis 3, 4G deve chegar à Lua ainda neste ano

De acordo com a Axiom, o 4G nos trajes vai permitir que os astronautas da Artemis 3 captem vídeos em tempo real e se comuniquem com a Terra, enquanto exploram a superfície lunar.

Base 4G lunar da Nokia

Conceito da base 4G lunar mostrando antenas da rede da Nokia. Imagem: Intuitive Machines/Nokia Bell Labs/Divulgação

A rede móvel na Lua consiste em uma estação que a Nokia desenvolveu especificamente para se adaptar aos desafios logísticos. Por isso, o design possui todos os equipamentos de uma torre de telefonia móvel, mas com design para caber em um lander.

Thierry Klein, presidente da Nokia, afirmou que essa base será o primeiro lançamento de tecnologia 4G no espaço. “Durante a missão Artemis 3, será possível contato por voz a 2 km de distância do lander onde a base móvel ficará”, disse Klein.

A Axiom, por sua vez, vai integrar componentes essenciais de smartphones nos trajes dos astronautas, mas que se adaptem ao ambiente espacial.

O primeiro teste da rede 4G lunar, o LSCS, Sistema de Comunicações da Superfície Lunar (ou em inglês, Lunar Surface Communications System), deve acontecer entre dezembro e janeiro de 2025.

A Nokia – e também a NASA – precisa esperar o lançamento da missão IM-2. Essa missão vai levar o novo lander lunar com a estação base e dois receptores 4G para começar os testes.

A Axiom vai testar os trajes dos astronautas com 4G para avaliar a resistência às condições do ambiente lunar antes da Artemis 3.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas