Astronautas da missão Crew-5 retornam à Terra; assista ao vivo
Quatro astronautas da missão Crew-5 retornam à Terra neste sábado (11) – e vai ser possível acompanhar a viagem ao vivo. A saída da ISS (Estação Espacial Internacional) está programada para às 4h05 (horário de Brasília), a bordo da espaçonave Crew Dragon Endurance, da SpaceX.
O foguete será pilotado pelos astronautas da NASA, Nicole Mann e John Cassada, ao lado de Anna Kikina (Rússia) e Koichi Wakata (Japão). Eles deixam o espaço depois de cinco meses em órbita.
Acompanhe a viagem dos astronautas ao vivo
A seguir, a previsão para o retorno dos astronautas até a base da NASA na costa da Flórida, nos EUA, e como será a transmissão ao vivo. Todos os horários são de Brasília.
- Desacoplamento da ISS: 4h05 de sábado (11)
- Transmissão ao vivo: a partir das 22h15
- Queimadura de órbita: 22h25
- Previsão de pouso: a partir das 23h19
- Coletiva de imprensa: 1h de domingo (12)
- Onde assistir: NASA no YouTube
- Quem volta: Nicole Mann e John Cassada (NASA), Anna Kikina (Rússia) e Koichi Wakata (Japão)
- Quem fica na ISS: Sergey Prokopyev e Dimitri Petelin (Rússia) e Frank Rubio (NASA)
- Quem entra na ISS: Woody Hoburg e Stephen Bowen (NASA), Andrey Fedyaev (Rússia) e Sultan Al Neyadi (Emirados Árabes)
O que você precisa saber
Esta é a terceira tentativa de voltar à Terra depois que a NASA atrasou a partida por preocupações com o clima. Os astronautas partiram à ISS em 5 de outubro de 2022 a bordo de um Falcon 9.
Foram meses agitados. Nesse meio tempo, houve o vazamento de módulo da nave Soyuz, da agência russa Roscosmos, que estavam acoplados à estação. Por isso, os cosmonautas precisaram vedar os espaços com problemas e se juntar ao resto da tripulação no restante da ISS.
Três astronautas ficam na ISS: o comandante Sergey Prokopyev e o engenheiro de voo Dmitri Petelin, da agência russa Roscosmos, e o engenheiro da NASA Frank Rubio. Eles estão no espaço desde 21 de setembro e só devem voltar à Terra no final de 2023, a bordo do Soyuz MS-23.
Depois da saída dos astronautas, no sábado (11), outros quatro membros entram na ISS: Woody Hoburg e Stephen Bowen (NASA), Andrey Fedyaev (Rússia) e Sultan Al Neyadi, dos Emirados Árabes Unidos. Eles decolaram no Crew-6 em 3 de março.