Sabe aquele tipo de recurso desnecessário, mas que também é atraente? Um laptop com uma tela no lugar do trackpad, por exemplo. A Razer mostrou o seu conceito, o Project Linda, durante a CES, no início do ano. Mas a Asus… Bem, a Asus saiu na frente e fez um laptop com uma tela no lugar do trackpad e que estará disponível no mercado ainda neste ano.

Zenfone 5: uma cópia do iPhone X que roda Android
• O que é preciso fazer para ter um leitor de digitais na tela dos smartphones

O Asus ZenBook Pro 15 com Screenpad, também conhecido como UX580, tem uma tela de 5,5 polegadas 1.080p IPS onde tradicionalmente fica o trackpad. Como você pode imaginar, ele funciona de forma tradicional, usando os dedos para mexer no cursor. Porém, a diferença é que ele pode ser programado (se um desenvolvedor de app assim o quiser) para abrir uma série de atalhos personalizados. Ou poderia ser, acho, como aquela tela do Nintendo 3DS. Talvez você possa assistir a filmes nessa telinha ou usá-la como um player de música. A Asus diz que ele terá uma barra de ferramentas configuráveis e funcionar com Office, Spotify, YouTube e até a calculadora.

Além dessa tela no lugar do trackpad, o UX580 também pode ser configurado com uma tela 4K — estamos falando da tela principal, ok? O display de 15,6 polegadas também terá suporte a até 100% do espaço de cores Adobe RGB, o que significa uma melhor reprodução da cor verde, além de ter um ângulo de visão de 178º, o que torna esse laptop também interessante para ver Netflix.

O laptop pode ser ainda configurado com CPU Intel Core i9 de 8ª geração 8950HK, uma GPU Nvidia 1050 TI, 16 GB de Ram e 4 TB de armazenamento SSD. Isso é bastante potência — e tudo isso vem com um preço alto. O UX580 começa em US$ 2.300, mas pode ficar muito mais caro que isso, dependendo das configurações. Nós só saberemos o preço dele quando estiver próximo de Asus começar a vendê-lo. O que deve acontecer no meio de julho deste ano.

[Asus]