_Cultura

Ator que fez “Darth Vader mirim” está internado após surto psicótico

O Ator Jake Lloyd, que viveu o jovem Darth Vader em "Star Wars", está internado em uma clínica tratando de saúde mental

Ator que fez “Darth Vader mirim” está internado após surto psicótico

O ator Jake Lloyd, que interpretou a versão criança do personagem Anakin Skywalker — que se tornaria o temível Darth Vader –,  no clássico “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” está em um clínica de reabilitação para tratar de  problemas relacionados à sua saúde mental desde o ano passado. A mãe lisa Lloyd confirmou a informação, em uma entrevista recente ao Scripps News.

Os problemas começaram após o divórcio de seus pais, o que levou o garoto a perder o interesse com testes ou convites para papéis em filmes no início da década de 2000. A criança tinha um caminho promissor na indústria cinematográfica, inclusive, contracenado com estrelas como o austríaco Arnold Schwarzenegger em “Um Herói de Brinquedo”.

Lloyd foi diagnosticado ainda na adolescência com transtorno de bipolaridade. Contudo, mesmo com acompanhamento de profissionais e o uso regular de medicamentos, os problemas acabaram se agravando nos anos seguintes.

Lisa afirmou que o ator passou a demonstrar dificuldades para entender a realidade e relatava pessoas com olhos escuros o encarando. Ela ainda revelou que Jake entrou em uma profunda depressão após o diagnóstico de esquizofrenia paranoica.

Jake Lloyd, intepretando Anakin Skywalker, em imagem de divulgação de “Star Wars – Episódio 1: A Amaeça Fantasma”

Surto psicótico e a busca por ajuda do ator

Com o agravamento do estado de sua saúde mental, o ator de “Star Wars” acabou abandonando o curso da Columbia College de Chicago, universidade onde estudava, um ano e meio após ingressar na instituição — considerada uma das mais conceituadas dos Estados Unidos no segmento de ensino da arte.

Em 2017, por exemplo, o ator que fez o jovem Darth Vader foi preso por fugir da polícia em alta velocidade após ignorar um sinal vermelho. Jake, que estava sem habilitação, foi condenado por direção perigosa e resistir à prisão. Ele ficou detido por dez meses, um período em que se isolou ainda mais da família e recusava pedidos de ajuda.

Posteriormente, um novo episódio traumático contribuiu para piorar seu quadro. Madison Lloyd, sua irmã mais nova — que também tem uma participação na trilogia prequel de “Star Wars” — faleceu de causas naturais enquanto dormia. Os dois eram muito próximos e ao ator acabou sendo bastante impactado pela perda.

No ano passado, em um surto psicótico, Jake desligou o carro em uma rodovia bem movimentada. Desde então, ele aceitou e está internado em uma clínica de reabilitação, onde deve permanecer até meados do segundo semestre deste ano.

Lisa encara este período com bastante otimismo e acredita que, mesmo com seu filho tendo um longo caminho pela frente, as coisas podem melhorar. Por outro lado, ela descartou um retorno do ator às produções baseadas na franquia “Star Wars”, comandadas pela Disney.

Sair da versão mobile