Avião cruza Atlântico usando combustível 100% sustentável pela 1ª vez
No final de novembro, um voo da empresa Virgin Atlantic se tornou histórico por um motivo: ele foi o primeiro a cruzar o oceano Atlântico usando combustível 100% sustentável. A viagem ocorreu no dia 28 de novembro e fez o trajeto entre Londres, na Inglaterra, e Nova Iorque, nos EUA.
A empresa usou um avião do modelo Boeing 787 Dreamliner, com capacidade de cerca de 242 passageiros. Entretanto, a diferença para os outros aviões da frota da empresa está nos motores, que se alimentam de SAF (Combustível Sustentável de Aviação).
Com isso, o voo emite apenas uma fração dos gases que aquecem o planeta. Hoje, estima-se que cerca de 2,4% das emissões globais de CO2 vêm da aviação. Juntamente com outros gases e os rastros de vapor d’água produzidos pelas aeronaves, a indústria é responsável por cerca de 5% do aquecimento global.
A ideia da Virgin Atlantic é mudar essa realidade. “O voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável será um momento histórico no roteiro da aviação para a descarbonização. Juntamente com a transformação da frota, o SAF é a forma mais facilmente disponível para a descarbonização da nossa indústria”, afirmou o CEO da empresa, Shai Weiss, antes da viagem histórica.
O que é o Combustível Sustentável de Aviação
O SAF é um tipo de combustível menos poluente, produzido a partir matérias-primas de fontes renováveis, como a biomassa e biocombustíveis.
Ele é considerado a solução para a emissão de poluentes por parte do mercado de aviação. Sua matéria-prima, na maior parte das vezes, é a glicerina, composto orgânico muito usado pela indústria de cosméticos.
A boa notícia para o Brasil é que o país pode se tornar líder na produção desse novo e valioso combustível. No Rio Grande do Norte, a primeira planta-piloto para a produção de combustível sustentável de aviação já está funcionando.
A expectativa é que, com a ampliação da preocupação com os impactos ambientais da aviação, esse tipo de combustível se torne ainda mais valioso.