O iOS9 foi lançado hoje pela Apple, como prometido na semana passada, então se você tem algum dos iDevices compatíveis com o sistema, já pode fazer a atualização agora mesmo.

>>> iOS 9: o sistema móvel da Apple ficou mais esperto
>>> As melhores novidades escondidas do iOS 9, em GIFs

Atualize já

Em primeiro lugar, é bom saber se o seu dispositivo está na lista dos atualizáveis. Não é difícil descobrir: todos os aparelhos lançados de 2011 para cá são compatíveis com o iOS 9. Claro, os mais recentes – como o iPhone 6s e 6s Plus – vão aproveitar melhor alguns dos recursos que dependem de hardware, como o 3D Touch.

Para iniciar a atualização do seu iPhone, iPod ou iPad agora mesmo podem ser atualizados), entre em Ajustes – Geral – Atualização de Software.

A primeira grande notícia é que essa atualização está muito menor do que a do ano passado. Enquanto o iOS 8 exigia 4,6GB de espaço interno para ser instalado, o iOS 9 precisa de apenas 1,3GB. Antes de instalar, lembre-se de fazer um backup dos seus dados via iCloud ou iTunes, só para não correr risco de perder tudo durante a atualização.

O que esperar de novo

O iOS 9 promete algumas mudanças mais de aperfeiçoamento do que de revolução no sistema móvel da Apple. Uma das novidades é um novo modo de economia de bateria para tentar minimizar um problema grave do iPhone (a duração da bateria).A Siri foi modificada também e promete estar mais esperta, e donos de iPad principalmente vão poder se beneficiar de um novo modo multitarefa lado-a-lado.

Além das grandes mudanças, o iOS 9 também acompanha uma série de bons recursos escondidos, como uma nova visualização de apps abertos e uma tela que detalha o consumo de bateria no seu dispositivo.