Ciência

Três brasileiras concorrem a prêmio espacial feminino

Engenheiras, pesquisadoras e divulgadoras, as três brasileiras foram indicadas ao Prêmio Mulheres no Espaço 2024 por sua contribuição à área
Imagem: Instagram Lorrane Olivlet/ Reprodução

Três brasileiras foram indicadas ao Prêmio Mulheres no Espaço 2024, da organização Women’s Aerospace Network. Juliana Leonet, Luisa Santos e Lorrane Olivlet se dedicam no trabalho de estudo e divulgação científica sobre o Universo e agora podem ter sua contribuição para a área reconhecida.

whatsapp invite banner

O prêmio busca homenagear as contribuições excepcionais feitas por mulheres no espaço. De acordo com a organização, há mais de 150 nomes indicados, que representam mais de 35 países mundo afora.

No total, há oito categorias em que as indicadas estão concorrendo. São elas: pioneirismo, liderança, medicina & saúde, negócios, empreendimentos, liderança estudantil, ciência & inovação e, por fim, educação & alcance.

As três brasileiras concorrem a categorias diferentes. Lorrane, por educação & alcance; Juliana, por liderança estudantil; e Luisa, por empreendedorismo. A votação se encerra no dia 24 de maio e os resultados serão divulgados no dia 27. Você pode votar aqui

Conheça as três brasileiras

Três brasileiras concorrem a prêmio espacial feminino

(Imagem: Instagram/ Reprodução)

Lorrane Olivlet é engenheira biomédica que atua na divulgação científica sobre o espaço. No total, ela possui quase 1,6 milhão de seguidores em todas as suas redes sociais. Em seu perfil, ela publica vídeos explicando os fenômenos astronômicos que podem ser vistos no céu a cada mês e responde a curiosidades dos internautas. 

Por exemplo, sobre qual o cheiro do espaço e como seria morar em Marte. Além disso, Lorrane também é fundadora da InSpace, uma organização voluntária com o objetivo de motivar e envolver pessoas nas ciências espaciais.

Três brasileiras concorrem a prêmio espacial feminino

(Imagem: Instagram/ Reprodução)

Assim como Lorrane, Luísa Santos também é engenheira. Contudo, é da área da mecânica, especialista em sistemas industriais e aeroespaciais e recordista em horas gastas em missões análogas no Hemisfério Sul. Essas missões replicam fielmente condições espaciais, como por exemplo de Marte e da Lua.

Atualmente, Luísa também é aluna de mestrado em computação aplicada no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Junto com Juliana Leonet, que também concorre ao Prêmio Mulheres no Espaço 2024, Luísa fundou a Geração de Marte.

A organização reúne uma comunidade de pessoas interessadas na profissão astronáutica. Dessa forma, a Geração promove o compartilhamento de conhecimentos, oportunidades e eventos na área.

Três brasileiras concorrem a prêmio espacial feminino

(Imagem: Instagram/ Reprodução)

Também da Geração de Marte, Juliana é piloto e aspirante a astronauta. Com sua experiência, ela realiza palestras para despertar a curiosidade científica entre os jovens. Além disso, também é pesquisadora em missões espaciais análogas espaciais.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas