Banana tem calorias e nutrientes até no fiapo grudento (que você costuma descartar)

Conhecidos tecnicamente como feixes de floema, estes “fiapos” são comestíveis e nutritivos. Veja aqui motivos para não descartá-los

Quem nunca tirou os fiapos que ficam ao redor da banana antes de comer? Geralmente, essa parte da fruta não agrada tanto e é descartada. Mas a verdade é que as bananas são ricas em nutrientes – inclusive nos pedaços fibrosos.

Conhecidos tecnicamente como feixes de floema, estes “fiapos” são perfeitamente comestíveis e surpreendentemente nutritivos. Eles promovem a saciedade, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a diminuir o índice glicêmico da fruta.

Ou seja, há vários motivos para comer a fruta com esses pedacinhos junto. Independentemente da espécie, a banana promove diversos benefícios para à saúde e é citada no Guia Alimentar para a População Brasileira como um alimento importante para a nossa dieta.

Segundo o Ministério da Saúde, a fruta é rica em carboidratos e potássio. As bananas contêm cerca de 100 calorias, mas isso varia de acordo com a espécie e tamanho. Esse alimento contém nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas A e C, as do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, zinco e sódio.

Os feixes de floema não são diferentes. Eles têm a função de “alimentar” a banana enquanto ela cresce. Ou seja, funcionam como canais internos da planta para bombear os açúcares e outros produtos da fotossíntese. Eles precisam ser mais resistentes para desempenhar este papel, por isso, são mais duros e fibrosos em comparação com o resto da banana.

A resistência com os fiapos da banana não ocorre só com os humanos. Vídeos que circularam na web já mostraram macacos descartando os feixes ao descascar a fruta.

Segundo Nicholas Gillitt, diretor científico do instituto de pesquisas BerkleyRD, nos Estados Unidos, ainda não foi totalmente comprovado que o valor nutricional dos feixes de floema é diferente. Contudo, é provável que os “fiapos” sejam ainda mais ricos em nutrientes do que o restante da fruta.

“Eles provavelmente contêm mais e variados tipos de fibras e componentes estruturais necessários para sua função. Por causa disso, eles provavelmente teriam um perfil nutricional diferente para os humanos”, afirmou o pesquisador ao site Huffington Post.

Veja quais espécies de banana são mais calóricas

Confira a quantidade de calorias que uma unidade de banana contém, conforme a espécie:

  1. Banana prata (ou catarina) – 39,6 kcal (contém menos carboidratos)
  2. Banana nanica (ou caturra) – 68 kcal (maior concentração de carboidratos)
  3. Banana-da-terra – 39,6 kcal (contém menos gorduras)
  4. Banana-maçã – 56,5 kcal (a mais rica em fibras e proteínas)

E a casca?

Assim como os fiapos, as cascas de banana também são nutritivas. Embora sejam duras e amargas, elas são comestíveis e igualmente ricas em vários nutrientes essenciais.

Se a ideia de mastigar a casca lhe parece pouco apetitosa, uma boa forma de evitar o desperdício é colocar as cascas de banana em um recipiente com água durante alguns dias. Isto permitirá que alguns dos nutrientes se infiltrem na água, que você poderá usar para molhar as plantas depois.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas