Bateria de carro da Tesla entra em combustão espontânea nos EUA; confira

Segundo os Bombeiros, a bateria do veículo, um Tesla Model S, entrou em “combustão espontânea” em uma rodovia do estado da California
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Imagem: Metro Fire of Sacramento/Reprodução

O Departamento de Bombeiros de Sacramento, cidade localizada no estado da Califórnia, confirmou alguns detalhes sobre um incêndio envolvendo um Tesla Model S em uma rodovia local. Segundo as informações divulgadas, a bateria do veículo entrou em “combustão espontânea”. Ninguém ficou ferido no acidente.

Foram necessários aproximadamente 6.000 galões de água para controlar as chamas. Além disso, os bombeiros utilizaram macacos hidráulicos para acessar o compartimento da bateria do carro para conseguir resfriá-la e extinguir completamente o foco de incêndio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o automóvel estava viajando em alta velocidade quando o incêndio na bateria começou. Embora a chance de ocorrência seja menor que em veículos com motor a combustão, incêndios em carros elétricos não são incomuns e o CEO da Tesla, Elon Musk, já precisou se explicar publicamente sobre incêndios em veículos da marca.

No final de 2021, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário arquivou um processo de investigação sobre um incêndio ocorrido em um carro da Tesla na China em 2019, após o veículo sair de uma estação de carregamento rápido. Musk afirmou que apenas 0,01% dos carros de sua empresa pegaram fogo.

Na ocasião, o órgão afirmou que não até então não haviam sido encontrados nenhum relato de eventos do gênero nos EUA e que incêndios nas baterias de automóveis elétricos da Tesla eram “incidentes raros”.

No ano passado, o Departamento de Bombeiros de Sacramento precisou entrar em ação em razão de um Model S envolvido em um acidente de trânsito pegou fogo após passar três semanas em um ferro velho.

“As equipes atenderam ao nosso primeiro incêndio em um Tesla. Ele se envolveu em um acidente há três semanas e estava estacionado em um ferro velho. As equipes apagaram o fogo, mas o compartimento da bateria continuou reacendendo/desgaseificando. As equipes criaram um fosso, colocaram o carro dentro e encheram com água”

Outra empresa que teve dores de cabeça com veículos elétricos foi a General Motors, que em 2021 precisou recolher 141 mil unidades do veículo Chevrolet Bolt por risco de superaquecimento na bateria e pegar fogo. Tudo isso, por um defeito de fabricação nos modelos produzidos a partir de 2017.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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