Tecnologia

Bluesky confirma testes para incluir vídeos na plataforma

O Bluesky anunciou nesta semana que está concluindo os testes necessários para finalmente liberar os vídeos na plataforma.
Imagem: Bluesky/Reprodução

Nesta semana, a rede social Bluesky anunciou que está realizando testes para liberar o compartilhamento de vídeos na plataforma. A empresa ainda recomendou aos seus usuários a instalação da versão 1.91, a fim de garantir acesso à capacidade de compartilhar conteúdos em vídeo.

whatsapp invite banner

Você já deve ter visto um ou dois vídeos passando pela sua timeline… nossos engenheiros estão dando os toques finais neste recurso enquanto terminamos os testes! Está quase pronto para você”, diz a rede social.

Após o bloqueio do X/Twitter em território nacional, o Bluesky se destacou como a principal alternativa para os brasileiros. Recentemente, a plataforma ultrapassou a marca de 9 milhões de usuários cadastrados, dos quais cerca de 4 milhões são diariamente ativos.

Para aproveitar este cenário positivo, a empresa vem adotando uma abordagem especial para reter o público do Brasil e evitar uma debandada semelhante à ocorrida com o Threads, da Meta.

Outras novidades do Bluesky

Além de prometer a chegada dos vídeos, a rede social também afirmou que adicionará um equivalente aos trending topics da rede de Elon Musk em breve. A medida é uma das estratégias para consolidar de vez a plataforma como uma das principais alternativas ao X. Aliás, o ex-Twitter também vem enfrentando ameaça de banimento na União Europeia e Reino Unido.

Já o Bluesky aposta em um protocolo descentralizado para se destacar das demais redes sociais. O conceito de descentralização ainda não é muito conhecido do grande público, mas, em resumo, tem como principal objetivo oferecer maior controle para seus usuários, além de um escape de experiências artificiais guiadas por algoritmos.

Além disso, no Bluesky, não há feed ou recomendações algorítmicas, o que garante aos usuários a visualização de conteúdos apenas dos perfis realmente relevantes.

Por fim, a plataforma oferece possibilidade de personalização de feeds e até mesmo das diretrizes de moderação de conteúdo. Aliás, em entrevista ao Giz Brasil, a CEO da plataforma, Jay Graber, afirmou que as redes descentralizadas são o futuro da internet.

VEJA TAMBÉM:

X/Twitter: tudo sobre a suspensão no Brasil; como fica agora?

STF suspende X/Twitter no Brasil; conheça alternativas à rede de Elon Musk

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas