Bluesky ganha 700 mil novos usuários após eleições nos EUA
O Bluesky registrou 700 mil novos usuários apenas na última semana. Ssendo a maior parte deles nos Estados Unidos, o que mostra uma consolidação da plataforma como uma das principais alternativas ao X/Twitter. E não só no Brasil, mas também em outras partes do mundo.
A plataforma passou a ocupar a segunda posição na lista de aplicativos mais baixados da App Store nos EUA. Ficou atrás apenas do Threads, que atualmente conta com 275 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Número que é impulsionado, principalmente, pelo sucesso do Instagram.
Embora esteja liderando listas de mais downloads no mundo inteiro, o microblog da Meta enfrenta uma onda de insatisfação de seus usuários, que reclamam da moderação de conteúdo, que tem permitido a proliferação de conteúdos ofensivos e, principalmente, desinformação.
Eleição nos EUA impulsionou usuários no Bluesky
Esta nova onda de crescimento do Bluesky acontece imediatamente após a vitória de Donald Trump nas eleições americanas. Elon Musk foi um dos maiores apoiadores do Republicano durante a campanha eleitoral e chefiará o Departamento de Eficiência Governamental a partir do ano que vem.
A proximidade do proprietário do X com Trump somada às medidas polêmicas adotadas recentemente, como a reformulação do mecanismo de bloqueio, podem ser responsável por uma nova onda de migração de usuários concentrada no território americano.
Aliás, o Bluesky, que nasceu dentro do então Twitter como um projeto paralelo liderado por Jack Dorsey, vem se beneficiando da insatisfação dos usuários do X com Musk. Quando a plataforma foi bloqueada pela suprema corte brasileira, por exemplo, a rede social registrou 3 milhões de novos inscritos.
Bluesky libera compartilhamento de vídeos na plataforma
Jack Dorsey: ex-dono do Twitter agora também é um ex-Bluesky
Para reter usuários, a equipe corre contra o tempo para disponibilizar novas funcionalidades. Por exemplo, o suporte de vídeos teve a implementação feita às pressas após a invasão de brasileiros no início de setembro.
Outra novidade que deve chegar à plataforma em breve é uma funcionalidade equivalente aos “trending topics” do X. Mas ainda não há previsão de quando isso deve acontecer.