BolePix, Pix Automático e Pix Crédito: conheça as novas modalidades que chegam em 2024
Lançado em 2020, o Pix, método para transferências e pagamentos instantâneos, se consolidou como um dos meios favoritos dos brasileiros para a realização de transações financeiras. Para 2024, o Banco Central planeja adicionar algumas novas modalidades para tornar o serviço bem mais completo.
Neste ano, a entidade deve lançar o BolePix, Pix automático e o parcelado. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, todas as novas modalidades do serviço de pagamentos, a exemplo do formato tradicional, também serão totalmente gratuitas.
BolePix
O BolePix será semelhante aos tradicionais boletos bancários, mas ao invés de ter o pagamento confirmado dentro de um período de até três dias úteis, a transação será registrada instantaneamente, o que, certamente, acelerará bastante o processo de aprovação de compras em plataformas de e-commerce, por exemplo.
Embora ainda não esteja em vigor, algumas operadoras de telefonia já utilizam o sistema semelhante para vender seus serviços. A nova modalidade deve começar a vigorar já neste mês.
Pix Automático
O Pix Automático tem como objetivo apresentar uma alternativa ao tradicional débito automático e foi desenvolvido para pagamentos instantâneos de contas recorrentes, como energia, água e serviços de telefonia de forma 100% automática.
Com isso, os brasileiros terão mais uma opção para pagar suas correspondências sem risco de esquecer a data do vencimento e pagar um valor com juros. A única ação obrigatória para habilitar a nova função é a prévia autorização do usuário, assim como já ocorre no débito automático. A previsão de chegada é para o final de outubro deste ano.
Pix Parcelado
Nesta modalidade, o autor da transferência poderá realizá-la de maneira parcelada, enquanto o destinatário recebe o valor de forma integral. O número de parcelas poderá ser ajustado diretamente no aplicativo da instituição financeira.
O Banco Central ainda não tem previsão de quando realizará o lançamento desta nova modalidade, mas a expectativa é que, assim como os métodos citados anteriormente, o Pix Parcelado esteja em vigor até o final do ano.