Brasil campeão de raios: mapa do Inpe mostra relâmpagos em tempo real
Se tem uma coisa que podemos afirmar com certeza é que, neste exato momento, há diversos raios caindo em algum lugar do Brasil. Não é por acaso: o país tem a maior incidência de descargas elétricas do planeta.
A estimativa é que caiam mais de 70 milhões de relâmpagos e trovões no território brasileiro por ano. A maioria fica na região norte, onde também está a cidade mais chuvosa do país: a amapaense Calçoene, que registra até 4.000 mm de chuva por ano.
E a tendência é só aumentar. Uma projeção do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que o Brasil receberá até 100 milhões de descargas elétricas por ano entre 2081 e 2100.
O recorde não se dá ao acaso. É muito provável que a localização geográfica favoreça a quantidade de relâmpagos por aqui.
“O Brasil é o maior país da região tropical do planeta”, explicou o coordenador do Inpe, Osmar Pinto Júnior, à Rádio EBC. “A região tropical, especialmente aquela central, por ser mais quente favorece a formação de mais tempestades e, por isso, mais raios”.
Mapa de raios
Por causa da alta incidência de descargas elétricas, o Inpe criou um mapa que mostra onde estão os focos de raios no Brasil. Acesse aqui.
Em 3 de fevereiro de 2023, por exemplo, a maior parte dos raios estavam concentrados sobre as regiões centro-oeste e norte. É um reflexo da temporada de chuvas no norte do país, que vai de dezembro a maio, e da frente fria que fez com que o centro entrasse em alerta laranja para chuvas fortes no final de janeiro.
A intensidade de um raio pode ultrapassar os 30 mil Ampères e sua potência é capaz de ser sentida a 5 km de distância. É quase mil vezes superior à intensidade de um chuveiro elétrico.