Cosmonauta diz que buraco na Estação Espacial Internacional foi perfurado por dentro
O cosmonauta russo Sergei Prokopyev disse que o misterioso buraco encontrado em uma cápsula Soyuz que estava atracada à Estação Espacial Internacional foi perfurado por dentro, segundo a Associated Press.
Prokopyev foi um dos dois cosmonautas que inspecionaram o buraco durante uma caminhada espacial “sem precedentes” em 11 de dezembro. Esta declaração é a mais recente de uma saga que se arrasta há meses e que há muito se tornou estranha.
• Detectaram um pequeno vazamento de oxigênio na Estação Espacial Internacional
Os cientistas notaram um vazamento de pressão na EEI em 29 de agosto deste ano. Eles identificaram que a fonte era um buraco de 2 milímetros na cápsula Soyuz e rapidamente o preencheram com epóxi. A NASA diz que os astronautas nunca estiveram em perigo.
Desde então, fotos do buraco revelaram que ele parecia ter sido feito com uma broca de furadeira. As autoridades russas sugeriram que ele poderia ter sido feito por “deterioração deliberada”, mas não chegaram a fazer acusações diretas. Yury Borisov, vice-primeiro-ministro da Rússia para a Indústria Espacial e de Defesa, negou veementemente ter tentado “[comprometer a reputação] de nossos cosmonautas, ou de astronautas americanos”, segundo a agência estatal russa RIA Novosti.
Prokopyev e o cosmonauta russo Oleg Kononenko inspecionaram o buraco em uma caminhada espacial complexa no dia 11 de dezembro, que exigiu a retirada de parte do escudo contra meteoroides da cápsula.
Não há muitas informações adicionais no momento — e não está claro se o buraco foi feito na Terra ou no espaço. Pablo De Leon, professor de atividades extraveiculares e projetos de trajes espaciais do Departamento de Estudos Espaciais da Universidade de Dakota do Norte em Grand Forks, nos disse, em setembro, que a microgravidade teria tornado extremamente difícil perfurar um buraco no espaço. De fato, Prokopyev disse que seriam necessárias investigações adicionais para determinar quando o buraco foi feito.
Então, embora isso possa ser um novo desenvolvimento na história, pouca coisa mudou. Nós ainda não sabemos quem perfurou o buraco ou quando, e a investigação continua. Prokopyev negou que o buraco pudesse ter sido perfurado por um astronauta.
Entramos em contato com a NASA para comentar e continuaremos acompanhando essa história conforme ela se desenvolve.