Cacau alucinógeno: o que é a bebida que viralizou em festa sem álcool

Alimento faz parte de rituais de cultos religiosos como no xamanismo, e é consumido há mais de 3 mil anos. Veja mais
Dia do Chocolate: como o cacau pode salvar seus dentes

Esta semana, um vídeo sobre uma festa sem álcool no Rio de Janeiro viralizou nas redes sociais, gerando curiosidade por conta de um de seus atrativos: o cacau cerimonial, ou cacau alucinógeno. O alimento faz parte de rituais de cultos religiosos como no xamanismo, por exemplo.

De acordo com informações da IstoÉ, a receita utiliza cacau 100% de Coaraci, na Bahia. Supostamente, a civilização pré-colombiana Olmeca, de 1.400 a.C. e 400 a.C., teria sida a primeira a fermentar, torrar e moer a semente do fruto – receita para a bebida cerimonial.

Ao jornal O Globo, o professor de química Alisson Sant’ Ana Rodrigues explica que o ritual milenar já fazia parte da cultura de civilizações mesoamericanas por volta de 1900 antes de Cristo. O preparo da bebida era destinado a cerimônias religiosas e eventos da realeza. “Estas civilizações acreditavam que o cacau era um alimento sagrado dado aos humanos pelos deuses”, disse.

Quais são os efeitos do cacau alucinógeno?

Segundo Rodrigues, o cacau é rico em teobromina, substância química responsável por seu gosto amargo. Além disso, ela também é “prima” da cafeína. Entretanto, ao invés de estimular quem a ingere, ela causa um efeito relaxante, que pode durar até sete horas no organismo.

A substância não causa alucinações, mas a ingestão em excesso, de 25 a 30 miligramas por quilo, por exemplo, pode causar náusea, dor de cabeça e tremores, segundo destacou Rodrigues. O popular chocolate é a principal fonte de teobromina, visto que o cacau é sua matéria-prima.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas