A tecnologia está tornando as cadeiras de rodas mais convenientes e fáceis de se usar, mas este modelo que consegue subir escadas é surpreendente.

>>> Menor cadeira de rodas elétrica do mundo ajuda crianças com deficiência
>>> A cadeira de rodas futurista que o Professor X usaria está à venda

Este protótipo, chamado de Scalevo, tem esteiras parecidas com as de tanques posicionadas na parte de baixo da cadeira:

Cadeira de rodas com esteira rolante

O usuário se aproxima de alguns degraus com suas costas voltadas para a escada. As esteiras aparecem e levantam a cadeira, permitindo que ela suba pelos degraus. O usuário é mantido no mesmo nível o tempo inteiro. A cadeira ainda tem duas rodas extras que aparecem quando ela chega ao último degrau, para oferecer uma transição mais suave para o chão.

Tudo começou com um projeto de universitários no ano passado, e agora dez estudantes de engenharia elétrica e design industrial do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, e da Universidade de Artes de Zurique, trabalham na cadeira de rodas. Eles dizem que o Segway serviu como inspiração.

A equipe quer que ela esteja pronta para a Cybathlon, uma corrida para pessoas com deficiência física que usam assistência de tecnologia robótica, como exoesqueletos e músculos estimulados eletricamente. [Scalevo via DamnGeeky]