Um mês após colocar em órbita o microssatélite CE-SAT-IE, a Canon divulgou, na última segunda-feira (18), a primeira foto da Terra registrada pela câmera que está a bordo do dispositivo.
A imagem, feita por uma PowerShot S110, mostra partes dos Estados Unidos e do México, com foco no Golfo da Califórnia.
Usando a câmera digital, o microssatélite consegue registrar fotografias amplas e detalhadas do planeta. Na estreia, o dispositivo enquadrou uma região cerca de 1 mil quilômetros da costa norte-americana.
Bem no meio da foto aparece o Golfo da Califórnia — região tombada como Patrimônio Nacional da Humanidade e conhecida como o “aquário do mundo”. O local, aliás, abriga diversas espécies marinhas, incluindo pequenos mamíferos ultra ameaçados chamados vaquitas.
Além da PowerShot S110, que atua como sistema óptico secundário do microssatélite, o CE-SAT-IE conta com uma câmera digital mirrorless EOS R5, também da Canon. O dispositivo serve como o principal sistema óptico e fica acoplado a um telescópio com 400 mm de abertura.
Por meio da EOS R5, em uma altitude orbital de 670 quilômetros, a Canon consegue captar imagens com até 80 centímetros de Ground Sample Distance (GSD) — em tradução livre, distância da amostragem do solo.
O GSD corresponde à distância entre dois pixels consecutivos nas imagens do solo captadas por drones ou satélites. Isto é, cada pixel da foto da Canon equivale a 80 centímetros no mundo real.
Microssatélite da Canon entrou em órbita em fevereiro deste ano
Em órbita desde 17 de fevereiro deste ano, o CE-SAT-IE pesa cerca de 70 kg e é bastante compacto, com dimensões de 50 cm x 50 cm x 80 cm. Além do par de câmeras da Canon a bordo, o minissatélite conta com sistemas ópticos, diversos sensores, assim como sistema de controle de altitude integrado.
O CE-SAT-IE visa fotografar a superfície da Terra, registrando não só imagens estáticas, como também vídeos. A Canon também espera captar imagens do espaço.
Segundo a empresa, a ideia do projeto é demonstrar a eficácia do microssatélite em diversos projetos. Alguns exemplos são sensoriamento remoto, informações geoespaciais para atividades de prevenção de desastres e aquisição de imagens de satélite para segurança e proteção.
Por fim, no site oficial da Canon ainda é possível ver fotos captadas por outros satélites da empresa, como o CE-SAT-IIB, lançado em 2017.