Hana Horka, cantora tcheca de 57 anos, morreu no último domingo (16) por consequências da Covid-19. A vocalista da banda folk Asonance não havia tomado a vacina contra a doença e escolheu ser infectada para conseguir o passaporte de imunidade. 

O marido e o filho de Horka estavam vacinados, mas contraíram a variante delta no final de dezembro de 2021. A cantora, que seguia movimentos anti-vacina, escolheu seguir uma vida normal ao lado deles para se infectar de propósito. Na República Tcheca, você pode obter o passaporte de imunidade após completar o esquema vacinal ou se recuperar da Covid-19.

Após testar positivo para a doença, Horka comemorou em suas redes sociais: “Estou muito feliz com isso porque assim eu poderei começar a ter uma vida ‘livre’ como todo mundo, e voltar ao cinema, viagens, sauna, teatro”.

O atestado de vacinação é obrigatório para acessar casas de show, bares e outros estabelecimentos nos países que fazem parte da União Europeia. Dois dias antes de falecer, a cantora tcheca voltou a celebrar na internet. “Eu sobrevivi… Foi intenso. Então agora vai ter teatro, sauna, concerto… e uma viagem urgente ao mar”, escreveu.

Infelizmente, ainda não era o fim. Horka saiu para caminhar no domingo e, ao voltar para casa, queixou-se de dores na coluna. A vocalista foi se deitar e acabou morrendo por asfixia em sua cama. 

Jan Rek, filho da cantora, colocou a culpa da morte em grupos anti-vacina dos quais a mãe era seguidora ferrenha. Ele menciona em especial o ator Jaroslav Dušek e a bióloga Soňa Peková, líderes de movimentos negacionistas que agora, segundo ele, “carregam sangue nas mãos”. 

A Asonance é uma das bandas folks mais antigas da República Tcheca. Ela foi fundada em 1976 na Escola de Gramática Jan Neruda, em Praga. No começo, o grupo tocava uma mistura de folk e country, mas estava focado nestes últimos tempos em baladas escocesas e irlandesas. 

Em 2019, a banda lançou o álbum de doze faixas Návrat Krále (O Retorno do Rei, em português). Hana Horka estava integrava o grupo desde 1985. A equipe publicou uma breve nota de falecimento na página oficial da Asonance, mas não especificou a causa da morte da cantora.